Projeto sobre Alimentação Escolar vai compor livro do Ministério da Educação

Santa Catarina

27.04.2023

O projeto desenvolvido pelos estudantes da EEB Hilda Teodoro Vieira, em Florianópolis, está entre os cinco selecionados para compor o livro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação sobre a 4ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). A jornada objetiva incentivar o debate e a prática de ações de educação alimentar saudável no ambiente escolar.

A jornada foi dividida em quatro temas, o projeto da EEB Hilda Teodoro Vieira foi destaque na quarta etapa, intitulada "Resgate de Tradições Alimentares da Família". Na escola, a professora Rosângela Alves de Assunção e a nutricionista Adriana Soares Lobo, da Coordenadoria Regional da Grande Florianópolis, organizaram a exposição “Escritos de receitas inspirando a prática de uma alimentação saudável” que traz receitas que passaram de geração em geração.

Para a gestora escolar, Luciane Baretta, felicidade é o sentimento que define o reconhecimento do projeto. “É uma alegria ver ações desenvolvidas diariamente em nossa escola serem reconhecidas. É importante para a comunidade escolar ter essa visibilidade, ainda mais com um tema tão pertinente como a alimentação saudável” finaliza.

A premiação aconteceu em Brasília no mês de maio, durante o II Congresso Internacional de Alimentação Escolar – Construindo Caminhos para a Educação Alimentar e Nutricional. Durante o evento, o livro com todos os relatos destaques da jornada será lançado.

Mais de 30 escolas catarinenses participaram da jornada

Ao todo, 32 escolas de Santa Catarina participaram de ações da 4ª edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional. A EEB Edith Gama Ramos, de Florianópolis, implementou o projeto de horta pedagógica com a participação de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Na EEB Eliseu Guilherme, em Ibirama, a atividade desenvolvida consistiu em um jogo de tabuleiro gigante montado no ginásio da escola, que abordou desde a produção