PANTANAL
05.04.2016Alunos de ensino fundamental e médio de instituições públicas e privadas de Cáceres, e cidades vizinhas, podem se inscrever na 5ª Mostra de Iniciação Científica no Pantanal, até o dia 20 de junho.
Com a ajuda do professor orientador, a equipe deve efetuar a pré-inscrição nos sites: www.mostranopantanal.com.br ouportal.unemat.br/ceicim, preenchendo a ficha de inscrição e os campos do projeto de iniciação científica.
A Mostra Científica é uma oportunidade para que os alunos da Educação Básica, com o auxílio de um professor orientador, desenvolvam em equipe um projeto de iniciação científica, para posteriormente apresentá-lo ao público.
As equipes podem ser compostas de, no mínimo dois e no máximo quatro alunos, além do professor orientador.
O tema do projeto é de livre escolha, podendo abranger “Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias”, “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”, “Ciências Humanas e suas Tecnologias”, ou ainda ser interdisciplinar.
Equipes- Cada equipe poderá inscrever somente um projeto, em uma das categorias:
Iniciação Científica Mirim: destina-se aos alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e tem o objetivo de incentivar e valorizar o interesse pela indagação, observação e o desenvolvimento da linguagem oral e escrita;
Divulgação Científica: destina-se aos alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e tem por objetivo a valorização da habilidade de demonstrar, reunir, articular e comunicar o conhecimento científico já produzido;
Incentivo à pesquisa: destina-se aos alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio e tem por objetivo a valorização do método de investigação científica para a explicação de fenômenos e conceitos, bem como, das situações vividas no dia a dia, estimulando a produção de conhecimento pelos alunos e professores;
Desenvolvimento tecnológico: destina-se aos alunos do Ensino Médio e tem com objetivo de incentivar a produção de novos produtos e materiais tecnológicos.
A 5ª Mostra de Iniciação Científica no Pantanal é organizada pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática (Ceicim), departamento de Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT).