Projeto de Alfabetização de Adultos do Governo de Goiás terá novas turmas em 2022

Goiás

20.05.2022

O projeto do Governo de Goiás “Alfabetização e Família”, lançado em 2019 para alfabetizar jovens, adultos e idosos nos 10 municípios mais vulneráveis do Estado, vai abrir novas turmas neste ano. Desta vez, o projeto vai atender pessoas não alfabetizadas de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Senador Canedo, Inhumas e Goianira, podendo alcançar mais de 6 mil goianos.

O objetivo do “Alfabetização e Família” é universalizar a Alfabetização da população com 15 anos ou mais, em conformidade com a meta 7 do Plano Estadual de Educação (PEE). Segundo dados de 2019 do Instituto Mauro Borges (IMB), há 285 mil analfabetos funcionais em Goiás.

O projeto é executado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com o Gabinete de Políticas Sociais (GPS). Até agora, 421 goianos se formaram no curso do projeto e aprenderam a ler, escrever e fazer cálculos básicos de Matemática. 

A história de superação da tia Cida

No município de Matrinchã, a salgadeira Aparecida Líbano, de 59 anos, também conhecida como tia Cida, aprendeu a soletrar e formar palavras depois de 52 anos sem estudar. Aos 7 anos de idade, ela sofreu maus-tratos na escola em que frequentava, sendo castigada todas as vezes em que não respondia corretamente uma questão do professor. Por cauda disso, nunca mais conseguiu ir para a escola.

“Toda vez que eu chegava na sala de aula eu já passava mal. Então eu não sabia ler. Mas eu nunca tinha reclamado disso, nunca tinha falado nada, porque eu tinha vergonha. Às vezes até chorava de vergonha”, relatou tia Cida, que muitas vezes foi chamada de burra pelos colegas.

“Para mim esse curso foi muito importante. Eu estava tão entusiasmada, que só pensava na escola. Eu me interessei muito porque nunca tinha feito aquilo. Mas fui começando a soletrar, aprendendo a formar as palavras, e eu dava conta! E hoje eu sei que vou conseguir aprender”, contou Aparecida, que quer continuar estudando para melhorar sua leitura e escrita. 

Tia Cida começou a aprender a ler e escrever durante o curso, mas o principal ganho do projeto, para ela, foi a descoberta de seu potencial e a retomada da sua autoconfiança.

Sobre o curso Alfabetização e Família

O curso da “Alfabetização e Família” tem duração de 4 a 6 meses, com 6 horas de aula por semana. O curso é totalmente presencial e gratuito, e inclui a entrega de livros didáticos e materiais escolares como caderno, dicionário, tesoura, cola, lápis de cor e lápis de escrever. 
As próximas aulas devem ser iniciadas na segunda quinzena de julho. Para se inscrever, o cidadão pode entrar em contato com a Gerência de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, pelo telefone: (62) 3243-6764.