Projeto de acolhimento e terapia ocupacional de escola estadual é premiado em Congresso Nacional

Santa Catarina

03.05.2023

O projeto desenvolvido pelos estudantes do terceiro ano do ensino médio da EEB Ruizélio Cabral, em Balneário Camboriú, foi vencedor no programa "Agentes de mudança" da 18ª edição do Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança. A premiação foi realizada pelo Project Management Institute (PMI) de Santa Catarina em conjunto com os PMI’s do Rio Grande do Sul e do Paraná, nos dias 24,25 e 26 de abril em Balneário Camboriú.

Intitulado “Praça do Acolhimento”, o projeto vencedor pretende utilizar espaços públicos existentes no município para um espaço de acolhimento e terapia ocupacional, voltado à idosos e pessoas com transtornos mentais, como depressão e ansiedade.

O projeto pretende criar, nas praças, um espaço de meditação e yoga com QR codes, onde haverá links para vídeo-aulas ensinando as práticas, uma mesa de jogos coletivos para idosos, um pomar comunitário e um ambiente com frases de acolhimento. Para finalizar, prevê uma parceria com o Centro de Referência de Assistência Social Municipal (CRAS) para atendimento profissional sem agendamento.

Para a gestora escolar Márcia Maris Moretti Fusinato, o resultado do projeto ser escolhido como vencedor, é fruto da importância dada ao trabalho desenvolvido em sala de aula, com o objetivo de alcançar e melhorar a sociedade no geral. “Estamos imensamente felizes e gratos, nós demos o nosso melhor, o que permitiu aflorar as competências e habilidades dos alunos”, finaliza.

Para a execução do trabalho, os estudantes participaram de um treinamento sobre gestão de projetos e foram apresentados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável com a PMI de Santa Catarina. Após isso, houve um hackathon, uma espécie de gincana, com grupos de 4 a 6 estudantes para que criassem e apresentassem projetos de impacto social, com base nos ODS.

A premiação

Como troféu, a escola recebeu um recurso inicial de 3 mil reais, patrocinado pela Fundação Fritz Müller para a execução do projeto. Segundo a gestora escolar já há um espaço que será adaptado com o projeto dos estudantes, nos próximos dias será realizado uma reunião com a prefeitura para dar início nas adaptações.

Agentes de mudança

O programa “Agentes da mudança” é uma iniciativa realizada pelo Project Management Institute (PMI) de Santa Catarina e visa engajar o público entre 15 e 18 anos, mostrando a importância das habilidades de Gerenciamento de Projetos para suas vidas e oportunizar, na prática, a consciência sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os ODS são um apelo global para que sejam tomadas medidas locais para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.