Projeto da rede estadual de ensino ganha primeiro lugar no II Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Bahia

17.03.2022

O projeto “Jovem empreendedor: criatividade e responsabilidade”, protagonizado por professores e estudantes do Colégio Estadual José de Souza Machado, no município de Central, venceu em primeiro lugar estadual, na categoria Ensino Médio, no II Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 2021, em cerimônia realizada no último dia 10. A premiação, que integra o Programa Nacional de Educação Empreendedora, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), visa reconhecer e valorizar os educadores que tenham implementado práticas criativas e inovadoras para desenvolver competências empreendedoras em seus alunos.

A professora de Inglês e Projeto de Vida, Cleonice Carneiro Lima, do Colégio Estadual José de Souza Machado, fala sobre a importância do projeto ligado ao empreendedorismo. “Nossa equipe queria aproveitar a oportunidade para ajudar os alunos a refletirem sobre suas vidas, fazendo-os acreditar que é possível mudar a realidade para melhor. Com esse trabalho, refletimos sobre os principais fundamentos do empreendedorismo e o modo como as ações empreendedoras podem transformar a vida dos alunos e da comunidade local. Com esta vitória, podemos confirmar que tudo é possível para quem tem sonhos e os coloca em ação e que não podemos desistir da educação”.

O projeto “Jovem empreendedor: criatividade e responsabilidade” – que contou também com os educadores Jair Antônio Teixeira; Jucimar Fernandes Cambuí, Rafael Mendes, Maria Valdilene Cipriano e Rodrigo Alves Santos – foi abraçado por estudantes como Rebeca Alves, 16, 3º ano. “A educação empreendedora despertou em nós a vontade de estudar e gerou o entendimento de que esse é o meio para alcançar um estágio profissional de qualidade. Foi de profunda importância ter participado do projeto, visto que contribuiu para abrir minha mente quanto ao empreendedorismo e foi um grande estímulo para eu continuar desenvolvendo minhas habilidades para o exercício da minha profissão”, revela.

A colega Ana Clara de Jesus, 17, 3º ano, comenta sobre a importância de ter participado de um projeto premiado pelo SEBRAE.  “Foi uma experiência que me ensinou bastante sobre o mundo do empreendedorismo. Foi uma ótima iniciativa dos professores, porque acabou me despertando para a ideia de abrir o meu próprio negócio, no setor de confeitaria. Inclusive, vi que muitos colegas abriram suas lojas on-line”.

Outros premiados – Dentro da proposta de identificar e reconhecer as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil, o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 2021 também premiou o projeto “Como economizar tinta ou toner nas escolas da rede de ensino público”, do Colégio Estadual Anísio Teixeira, Palmas de Monte Alto, na categoria Ensino Médio, com troféu de prata. À frente estiveram os professores Ueliton Oliveira, Catarina Lima e Dário dos Santos Melo. O troféu de bronze foi para o projeto “Orçamento familiar”, do Colégio Estadual de Integração (CEI), em Mucuri, orientado pelos professores Leilio Maximon Alves, Gabriel Peres, Cleidiane Santos e Silva Soares.  Os vencedores estaduais recebem um bolsa integral para o MBA EAD em Educação Empreendedora 5.0 da Escola Superior de Empreendedorismo.