Projeto ‘Da Escola para o Trabalho’ forma estudantes da rede estadual e se prepara para ofertar mais cursos em 2023

Amazonas

28.12.2022

A futura universitária Maria Luísa Queiroz, 18 anos, é egressa da rede estadual de ensino e teve certeza da profissão que queria seguir no curso de Serviços Jurídicos, do projeto “Da Escola para o Trabalho”, do programa Educa + Amazonas, lançado pelo governador Wilson Lima, em 2021. A jovem foi aprovada para Direito, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e diz que a formação foi decisiva para ela. 

“Esse curso foi essencial para a escolha de qual profissão eu quero seguir, acredito que eu cresci intelectualmente, profissionalmente, como pessoa, amadureci de certa forma. Comecei e terminei o curso com meus pensamentos e planos totalmente diferentes”, frisa Maria, que, em 2022, concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Vicente Telles de Souza, na zona centro-sul de Manaus.


Além de Maria, outros 1.050 estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, foram beneficiados pelo “Da Escola para o Trabalho”, um dos projetos lançados pelo Governo do Amazonas em julho de 2021. As primeiras turmas iniciaram os cursos em outubro do mesmo ano, concluindo em dezembro de 2022. 

No total, 42 turmas concluíram os cursos técnicos em Administração; Logística; Qualidade; Recursos Humanos; Rede de Computadores; Serviços Jurídicos; Informática; Estética; Manutenção e Suporte em Informática; Marketing; Condomínio; Computação Gráfica; Design de Interiores; Desenvolvimento de Sistemas, e Serviços Públicos.

As formações são oferecidas em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), em 22 escolas da rede estadual de ensino, com cursos no contraturno, dentro do espaço da própria escola.

Rita Inês Guerreiro, 17 anos, também estudante da EE Vicente Telles de Souza, concluiu o curso técnico em Serviços Jurídicos. Ela concorre a vagas de estágio com os parceiros da Secretaria de Educação e acredita que com o aprendizado e o certificado de técnica vai ser mais fácil entrar no mercado de trabalho.

“Nós que já formamos no curso técnico este ano, conseguimos mais oferta de empregos do que recém-formados em ensino superior. Quando olho para trás, dá uma sensação de dever cumprido e um cheirinho de muito sucesso”, opina.

Em 2023, o projeto vai ofertar mais 10 turmas em sete novas escolas que participarão das atividades. Os cursos incluem aulas teóricas e visitas técnicas a empresas ligadas às áreas de atuação. 

FOTOS: Divulgação/Secretaria de Educação e Desporto