Projeto da Escola Lobo D’Almada é premiado em Feira de Ciências pernambucana

Roraima

18.11.2021

Roraima foi destaque na 27° edição da Ciência Jovem, uma das maiores e mais antigas feiras científicas do Brasil, com o “Projeto Acolhimento: Somos responsáveis pelo que cativamos” da Escola Estadual Lobo D’Almada.

O projeto foi premiado na categoria Voto Popular, que se baseava em alcançar o maior número de visualizações no vídeo do projeto inscrito no Youtube, entre os dias 10 e 12 de novembro.

O vídeo consistia na defesa do projeto, pelas alunas Larissa Nunes Guimarães e Marinara Borges Ferreira Marques. O projeto competiu contra outros 400 de todo o Brasil e chegou a alcançar 23.199 visualizações na plataforma.

“Parabenizo os nossos estudantes que, apesar da pandemia de Covid-19 e as aulas sendo ofertadas de forma remota, se mostraram participativos nos projetos escolares. Parabenizo também nossos professores, que desenvolvem essa produção científica, fazendo com que o nosso Estado seja destaque em competições nacionais e internacionais” destacou o governador Antonio Denarium.

O Projeto Acolhimento foi implantado em 2019, na Escola Estadual Lobo D' Almada, e promove rodas de conversas com a presença de psicólogas voluntárias, sobre superação de problemas emocionais e de comportamento.

Atualmente, 33 integrantes participam do projeto, sendo duas psicólogas voluntárias e 30 alunos. A professora Maria Bernadete Barbosa é a orientadora do projeto.

Para a estudante Larissa Nunes, é gratificante fazer parte dessa ação. “Acho de extrema importância encorajar todos a entenderem os problemas emocionais, assim como eu entendi. Levamos as ações a colegas de nossa e de outras escolas. E, ser premiada é muito especial, porque mostra que estamos no caminho certo. Queremos levar esse projeto para outros lugares”, ressaltou.

Os integrantes são premiados com troféus, certificados de participação, medalhas e credenciais para participarem do Mostratec 2022, evento que é realizado anualmente no Rio Grande do Sul e busca promover a pesquisa e divulgação de novas tecnologias. A premiação também inclui a viagem e diárias em hotéis custeados pelos organizadores do evento.

Projeto Acolhimento já recebeu outras premiações

O projeto já obteve outros reconhecimentos, entre eles, o primeiro lugar no Programa Parlamento Jovem Brasileiro (2019), menção honrosa do Ministério Público Estadual de Roraima (2019), e segundo lugar na Feira de Ciências do Estado de Roraima (2019).

O projeto também foi selecionado como Destaque Regional Norte na 10ª OBSMA (Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente), promovida pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

“Desde a sua implementação, esse projeto só tem me trazido alegrias. O trabalho com os alunos é incrível, pois eles se dedicam em prol daqueles que realmente precisam de assistência”, ressaltou Maria Bernadete.

Por Francis Silva