Goiás
16.05.2022Erica Rocha Silva, aluna da 2ª série do Ensino Médio do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Delcides Ferreira de Moraes, de Caldas Novas, tem deficiência física congênita e participa, pela primeira vez, do Projeto Desporto Educa na modalidade voleibol feminino juvenil/atletismo juvenil paralímpico. Classificada no atletismo, a estudante irá disputar a fase estadual dos Jogos Estudantis de Goiás.
A jovem, de 16 anos de idade, até então, não havia participado de nenhum dos jogos escolares. De acordo com ela, o interesse em ingressar nos esportes surgiu após a apresentação do projeto Deporto Educa em sua escola. O projeto, do Governo de Goiás, é implementado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação.
Conforme explica Erica Rocha, a deficiência física de má formação congênita na perna direita e nas mãos, de certa forma, a deixava receosa quando o assunto era esportes. “Eu nunca tinha pensado em participar dos Jogos Estudantis, mas foi com o incentivo e o apoio da professora Marilene que eu consegui. Posso dizer que o esporte, sobretudo o vôlei, me despertou uma confiança extraordinária”, ressalta a estudante.
A Inclusão
Marilene Maria Porto, a grande apoiadora de Erica, é professora de Educação Física, Arte, Ensino Religioso e Projeto de Vida, no Cepi Delcides Ferreira de Moraes. Segundo a professora, a estudante foi inserida no grupo e bem recebida assim que a procurou com o interesse de participar. Marilene afirma que a preocupação da estudante em razão da deficiência foi descartada de imediato.
“Acho de extrema importância a Inclusão nas atividades, claro que de forma acompanhada e com equidade. Incluir e oportunizar vivências a todos é muito importante e válido. São trocas de experiências, em todos os sentidos, que levam os alunos a analisarem o todo de forma diferente”, ressalta a professora Marilene.
Projeto Desporto Educa
A proposta do projeto Desporto Educa é promover o desenvolvimento dos estudantes da rede pública estadual de ensino, com idade entre 12 e 17 anos, em modalidades esportivas. O objetivo principal do Desporto é contribuir para o treinamento dos estudantes com vistas à participação deles nos jogos escolares dentro e fora da unidade escolar, assim como promover a formação integral do aluno, buscando combater o sedentarismo e ampliando a interação, a Inclusão e a disciplina entre os jovens estudantes.
Jogos Estudantis
Os Jogos Estudantis de Goiás são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Seduc, com o objetivo de promoverem a prática de esportes nas escolas públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas. Os jogos são divididos nas categorias infanto (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos), nas quais os atletas passam por até 5 fases em toda a competição: interclasse (optativa); municipal (sob demanda); intermunicipal; regional; e, estadual.