Projeto da Educação voltado ao Esporte promove Inclusão

Goiás

16.05.2022

Erica Rocha Silva, aluna da 2ª série do Ensino Médio do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Delcides Ferreira de Moraes, de Caldas Novas, tem deficiência física congênita e participa, pela primeira vez, do Projeto Desporto Educa na modalidade voleibol feminino juvenil/atletismo juvenil paralímpico. Classificada no atletismo, a estudante irá disputar a fase estadual dos Jogos Estudantis de Goiás.

A jovem, de 16 anos de idade, até então, não havia participado de nenhum dos jogos escolares. De acordo com ela, o interesse em ingressar nos esportes surgiu após a apresentação do projeto Deporto Educa em sua escola. O projeto, do Governo de Goiás, é implementado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação.

Conforme explica Erica Rocha, a deficiência física de má formação congênita na perna direita e nas mãos, de certa forma, a deixava receosa quando o assunto era esportes. “Eu nunca tinha pensado em participar dos Jogos Estudantis, mas foi com o incentivo e o apoio da professora Marilene que eu consegui. Posso dizer que o esporte, sobretudo o vôlei, me despertou uma confiança extraordinária”, ressalta a estudante.

A Inclusão

Marilene Maria Porto, a grande apoiadora de Erica, é professora de Educação Física, Arte, Ensino Religioso e Projeto de Vida, no Cepi Delcides Ferreira de Moraes. Segundo a professora, a estudante foi inserida no grupo e bem recebida assim que a procurou com o interesse de participar. Marilene afirma que a preocupação da estudante em razão da deficiência foi descartada de imediato.

“Acho de extrema importância a Inclusão nas atividades, claro que de forma acompanhada e com equidade. Incluir e oportunizar vivências a todos é muito importante e válido. São trocas de experiências, em todos os sentidos, que levam os alunos a analisarem o todo de forma diferente”, ressalta a professora Marilene.

Projeto Desporto Educa

A proposta do projeto Desporto Educa é promover o desenvolvimento dos estudantes da rede pública estadual de ensino, com idade entre 12 e 17 anos, em modalidades esportivas. O objetivo principal do Desporto é contribuir para o treinamento dos estudantes com vistas à participação deles nos jogos escolares dentro e fora da unidade escolar, assim como promover a formação integral do aluno, buscando combater o sedentarismo e ampliando a interação, a Inclusão e a disciplina entre os jovens estudantes.

Jogos Estudantis

Os Jogos Estudantis de Goiás são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Seduc, com o objetivo de promoverem a prática de esportes nas escolas públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas. Os jogos são divididos nas categorias infanto (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos), nas quais os atletas passam por até 5 fases em toda a competição: interclasse (optativa); municipal (sob demanda); intermunicipal; regional; e, estadual.