Prêmio
16.12.2025
O projeto ODS na Prática Estudantil, desenvolvido com estudantes da 1ª série do Ensino Médio Técnico da ECIT João Pereira Gomes Filho, localizada em João Pessoa (1ª GRE), foi vencedor do Prêmio Global Goals Educa. A iniciativa foi realizada ao longo de quatro meses, em 2024, com o objetivo de trabalhar de forma integrada os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, além de três ODS adaptados à realidade brasileira, promovendo uma aprendizagem significativa no contexto da sala de aula.
O projeto abordou os ODS como temas transversais, articulando práticas pedagógicas interdisciplinares, entrevistas, ações de intervenção comunitária, inovação social e produção científica. O trabalho teve como foco ampliar os conhecimentos dos estudantes da rede pública, estimular o protagonismo juvenil, fortalecer a consciência cidadã e incentivar o compromisso com o desenvolvimento sustentável. O processo culminou no Desfile Pedagógico Fashion ECIT ODS, ação simbólica que integrou arte, moda, ciência e responsabilidade social, permitindo aos alunos expressarem, de forma criativa, os desafios globais e locais relacionados à sustentabilidade.
Para o professor idealizador do projeto, Manoel Messias, o reconhecimento nacional reafirma a relevância da proposta pedagógica. “O projeto foi idealizado com a intenção de criar condições reais para que os estudantes compreendessem os ODS não apenas como conceitos teóricos, mas como práticas possíveis, urgentes e transformadoras, conectadas à vida cotidiana e à realidade da comunidade”, explica o professor. “Mais do que um prêmio, essa conquista representa uma jornada de aprendizagem coletiva, que inspira e fortalece a promoção contínua da sustentabilidade na educação”, destaca Manoel.
O Prêmio Global Goals Educa é uma iniciativa que faz parte do projeto maior "Conhecendo os ODS", da NTICS Projetos, focado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, oferecendo formação gratuita a professores da rede pública, com o objetivo de transformá-los em agentes de sustentabilidade, e premiando os projetos mais inovadores e com maior impacto em sala de aula, com destaques para experiências práticas e vivências na natureza. Todos os dez professores vencedores viajarão para Bonito/MS, em uma imersão guiada por educador ambiental local.