Projeto Cumplicidades – Feras em Aula é vivenciado pelos estudantes das regionais Recife Norte e Mata Sul

Pernambuco

24.04.2018

Estudantes da Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Norte participaram do Projeto Cumplicidades – Feras em Aula, parceria entre a Secretaria de Educação do Estado e a Fundação Gilberto Freyre. Como desdobramento do projeto,a parceria traz também a açãoDiálogos Itinerantes, onde professores participam de encontros para discutir sobre as obras de Gilberto Freyre. Atualmente, esses encontros contemplam os docentes da GRE Mata Sul.

Ao todo, aproximadamente 380 estudantes participaram das visitas à Casa Museu de Gilberto Freyre. Os discentes são oriundos das Escolas Estaduais Estácio Coimbra, João Barbalho, Monsenhor Francisco Sales e José Maria. Durante a visita, além de conhecer mais sobre a história do escritor, os estudantes participaram de gincanas e palestras que abordaram temáticas como organização e segurança. “Levar nossos jovens para vivenciar um projeto como esse é dar a oportunidade de conhecer e valorizar a cultura. E o mais importante é abrir o leque de conhecimentos sobre as obras do autor”, diz Waldilma Santana, professora de história.

A formação destinada aos professores tem como objetivo realizar práticas pedagógicas contextualizadas na Casa-Museu e a conteúdos relacionados às obras de Gilberto Freyre. Após a formação os professores desenvolvem um projeto pedagógico para ser vivenciado em sala de aula. O objetivo é fazer com que os profissionais da educação usem os museus como espaço educativo e uma alternativa dessas práticas pedagógicas. Ao todo, os encontros contabilizam uma carga horária de 32 horas/aula.