Secretaria de Estado da Educação do ES
22.08.2019O Centro Estadual de Ensino Médio de Tempo Integral (CEEMTI) Professor Fernando Duarte Rabelo, em Vitória, mobilizou os estudantes na produção da ‘II Semana de Ciências Humanas’ – com o desenvolvimento do projeto ‘Cultura sem fronteiras’ –, uma feira de nações durante os dias 7 e 8 de agosto.
O objetivo da ação foi aprimorar e desenvolver as competências e habilidades relacionadas aos conteúdos da área de Ciências Humanas como cultura, identidade ou mesmo política. “Um intercâmbio cultural que permitiu a todos vivenciar e conhecer a realidade de cada país", descreveu a diretora Mayara Lima Cândido. A intenção da escola é de que os estudantes possam criar uma "Mini ONU" no próximo trimestre.
Durante as atividades, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar aos colegas trabalhos relacionados à Língua e Literatura, História, Religião, Manifestações Artísticas, Gastronomia e vestuário dos países selecionados.
Segundo o professor de Filosofia, Edimar Barcelos, “além de tornar o processo educacional mais dinâmico, a feira buscou desenvolver competências e habilidades relacionadas ao contexto histórico e cultural de diversos países para trabalhar a questão da diversidade, diminuição do preconceito e a interação entre as nações”, disse.
Já a professora de Sociologia, Izabella Guimarães, afirmou que “a intenção também foi promover a interação entre diferentes culturas dos cinco continentes e simbolizamos uma confraternização entre os povos”.
Texto: Cícero Giuri