Projeto “Círculo de Escuta: Formando para vida” é realizado na Escola Estadual Fernando Corrêa

Mato Grosso do Sul

31.05.2023

A Escola Estadual Fernando Corrêa, localizada no bairro  Lapa, no município de Três Lagoas, realizou no dia 26 de maio o projeto intitulado “Círculo de Escuta: Formando para vida”, coordenado pela professora Jéssica Franco Santos, com a apoio do professor coordenador de Práticas Inovadoras Alan Francis Silva Oliveira.

A proposta intenta proporcionar uma ampliação das possibilidades e vivencias dos estudantes dos nonos anos do ensino fundamental, dando-lhes oportunidades de domínios das habilidades socioemocionais, do autoconhecimento e aprendizagem de temas e conceitos significativos em seu dia a dia. Além disso, tem a pretensão de formar cidadãos críticos, criativos, socializados e autônomos, que consigam desenvolver o domínio sobre os afetos e as emoções, e resolver conflitos cotidianos da vida em sociedade.

A proposta do “Círculo de Escuta” é de um momento de troca de experiências, acolhimento e aprofundamento de temas do interesse dos estudantes, levando em consideração os conhecimentos a priori, a identidade de cada estudante e a formação de vínculos entre os pares.

“Este projeto objetiva possibilitar vivencias e conhecimentos significativos, por meio de estímulos, temas e conceitos do interesse e do dia a dia dos estudantes, com o intuito de proporcionar motivação e protagonismo para o processo de aprendizagem”, relata professora Jéssica Franco.

Encontros Mensais

Para isso, os encontros acontecerão mensalmente, na própria escola, com a duração de duas horas e os temas, que serão elencados pelos próprios estudantes e colocados em uma caixa, serão trabalhados sob a forma de rodas de conversas, oficinas, participações externos, debates e resolução de problemas. Após cada encontro, os estudantes farão a avaliação, em que poderão apontar sugestões e propostas para os momentos seguintes.

“Espera-se com este projeto o alcance da motivação para o protagonismo dos estudantes, viabilizando aprendizagens significativas, o autoconhecimento e a construção de projetos de vida”, finaliza gestora Sônia Maria Terezinha Barbosa.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.