Projeto busca conscientização sobre drogas e outros males para escolas da região Norte de Santa Catarina

Santa Catarina

17.03.2017

O projeto O Vento nas escolas, idealizado por um grupo de Timbó, Santa Catarina, está percorrendo algumas escolas da Regional de Jaraguá do Sul para levar conscientização sobre o risco do uso de drogas e outros assuntos relacionados a violências e prevenção. Nesta segunda-feira, 13, as apresentações artísticas ocorrem na escola Miguel Couto, em Schroeder. O projeto já passou pela escola Alfredo Zimmermann, em Guaramirim, escola Luiz Delfino, em Schroeder e na sexta-feira, 17, na escola Alvino Tribess, em Jaraguá do Sul.

O projeto dá início às atividades do NEPRE (Núcleo de educação, prevenção, atenção e atendimento às violências na escola). O grupo de Timbó aborda questões como respeito, sexualidade, saúde, risco do uso de drogas, Lei Maria da Penha e prevenção às violências. São duas horas e meia de muita interação com os alunos, pais e professores. “É uma dinâmica diferente e por isso acaba chamando mais a atenção do aluno”, disse a diretora da escola Miguel Couto, Filomena Chomem Apple.

A diretora ainda destaca que estes assuntos são abordados o ano todo em sala de aula pelos professores, mas as atividades diferenciadas fazem com que os próprios alunos questionem os colegas, os pais e os professores. A escola conta com 600 alunos matriculados.