Mato Grosso do Sul
30.06.2025Na Escola Estadual Maria Leite, em Corumbá, o projeto “Jovens Construindo a Cidadania: garantia de acesso à cidadania” movimentou os estudantes com uma série de ações que uniram informação, prática e protagonismo juvenil. A iniciativa faz parte do programa AJA – Avanço do Jovem na Aprendizagem – e teve como foco principal estimular a participação ativa dos alunos na vida escolar, social e futura vida profissional.
Com a proposta de despertar a consciência cidadã, o projeto envolveu todas as turmas do Ensino Fundamental – Bloco Final (8º e 9º ano) – e do Ensino Médio – Blocos Avançado I e II. As atividades aconteceram ao longo dos meses de março e abril, com culminância em maio, reunindo apresentações, relatos de experiências e ações práticas voltadas à garantia de direitos.
Entre os principais destaques, está a mobilização para que os estudantes obtivessem seus documentos pessoais, essenciais para o exercício da cidadania. Com apoio dos professores e da sala de tecnologias, os alunos aprenderam como criar contas no portal Gov.br, solicitar CPF, RG, carteira de trabalho digital e título de eleitor. Para facilitar o processo, a escola firmou parceria com a Polícia Civil, que prestou atendimento para emissão de RGs diretamente na escola.
Além disso, os jovens também foram preparados para ingressar no mundo do trabalho. Participaram de oficinas de elaboração de currículo, simulações de entrevistas de emprego e rodas de conversa sobre interesses profissionais. A iniciativa contou ainda com um “Feirão de Empregos” simulado dentro da escola, com professores atuando como entrevistadores.
Outra vertente importante do projeto foi o incentivo à liderança estudantil. Alunos foram convidados a integrar o Grêmio Estudantil e criar materiais de orientação para colegas sobre direitos civis, políticos e sociais. Estudantes do 8º e 9º anos produziram vídeos informativos voltados a outros jovens da escola e da comunidade, mostrando, de forma simples e direta, como acessar seus direitos.
Ao final do projeto, os resultados foram visíveis: aumento do interesse pela escola, melhora no comportamento e fortalecimento da autoestima e da autonomia dos alunos. Mais do que um conjunto de atividades, o projeto se mostrou uma verdadeira ponte para o exercício da cidadania na prática, mostrando que, quando se acredita no potencial da juventude, é possível transformar realidades.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo escolar