Programa Universidade para Todos inicia atividades com oferta em 200 municípios da Bahia

Bahia

31.05.2022

O Programa Universidade para Todos (UPT) iniciou, nesta segunda-feira (30), as atividades relacionadas ao fortalecimento das aprendizagens e à preparação dos estudantes concluintes e egressos da rede pública do Estado da Bahia, para os processos seletivos de ingresso no Ensino Superior. As ações envolvem aulas, aulões, seminários temáticos, revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), simulados e orientação profissional do UPT, que serão realizadas em 270 locais de funcionamento, até dezembro.

A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) e realizada em parceria com as quatro universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Para 2022, foram ofertadas 15 mil vagas, distribuídas em 200 municípios, nos 27 Territórios de Identidade.  

A coordenadora do UPT na SEC, Patrícia Machado, falou sobre a importância desta nova etapa preparatória. “Estamos iniciando as atividades na modalidade presencial do Programa Universidade para Todos com muita expectativa, após dois anos de pandemia. Será uma semana de acolhida e apresentação do programa, já no ritmo de preparação para os processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior”.

Sobre o UPT –  O Programa Universidade para Todos foi instituído enquanto política pública pelo Decreto nº 20.004/2020. Conforme dados oficiais, até o ano vigente, o UPT já proporcionou o ingresso no Ensino Superior de 30.388 mil estudantes concluintes e egressos da rede pública e o exercício à docência a cerca de 29 mil estudantes universitários, que atuam no programa como professor/monitor. Ao longo desses anos, o UPT se consolidou nos 27 Territórios de Identidade do Estado da Bahia, possibilitando aos estudantes da rede pública de ensino o acesso em diversos cursos, majoritariamente em universidades públicas.