Amapá
07.10.2020Por: João Marcos Chaves
A Secretaria de Estado Educação (Seed) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realizaram na manhã de terça-feira, 6, a 1ª oficina diagnóstico do Programa Travessia Amapá - Aprendizagem na Idade Certa. O objetivo foi apresentar as ações do projeto às equipes de atuação. Um dos temas abordados na oficina foi a trajetória de sucesso escolar dos alunos.
O Programa Travessia busca construir boas práticas para estudantes amapaenses que se encontram em atraso escolar.
Leia mais: Programa Travessia Amapá: Estado e Unicef reforçam aprendizagem na idade certa
A oficina aconteceu de forma virtual e contou com a participação de quatro estudantes em situação de distorção idade-série, que contribuem com o processo de estruturação do projeto. Participaram, ainda, representantes da Seed, Unicef, de órgãos e instituições parceiras, gestores das escolas piloto e especialistas que estão atuando na formação.
Ao todo, serão realizados cinco encontros para divulgar todo o trabalho de desenvolvimento do programa, que passará por fases de aprofundamento de diagnóstico; plano de ações; e divulgação de propostas pedagógicas específicas. A última etapa será a adesão das escolas e de toda a comunidade escolar ao projeto.
Durante a transmissão foram debatidos assuntos relacionados a trajetórias do sucesso escolar dos estudantes, apresentando também o relatório de diagnóstico de construção do programa de enfrentamento da distorção idade-série e a discussão sobre a mobilização intersetorial e da parceria com a sociedade civil na construção e desenvolvimento do programa.
A secretária-adjunta de Políticas Educacionais, Neurizete Nascimento, destacou o papel importante dessas oficinas para o programa, e como a sua valorização pode ajudar no fortalecimento do sucesso dos estudantes amapaenses.
“As oficinas realizadas para desenvolver as ações do programa mostram o nosso olhar de responsabilidade para os nossos estudantes dentro da escola, é uma forma de estender o projeto de vida desses alunos fazendo com que as instituições de ensino sejam ainda mais importantes no caminho até o alcance do seu sucesso”, relatou.
A adolescente Geovana Leite na Escola Estadual Antônio Castro Monteiro, em Macapá. Aos 13 anos, ela cursa o 6° ano do ensino fundamental e vivencia a realidade dos alunos em situação de distorção idade-série.
“Eu participei da primeira escuta e vi que esse programa pode nos ajudar a entrar na idade certa na escola, isso é muito bom, vi que realmente se interessam por nós, alunos, e pelo nosso sucesso”, disse a menina.
Sobre o Programa Travessia Amapá
O Programa Travessia Amapá - Aprendizagem na Idade Certa é fruto da parceria com aUnicef. O foco do programa são os estudantes dos nos anos finais do ensino fundamental (6° ao 9° ano).