Programa Travessia incentiva a leitura através do projeto Livros que Amei

Pernambuco

02.09.2019

Afetividade, inclusão, desafio e transformação. Essas são as palavras que norteiam o programa de correção de fluxo Travessia. A iniciativa vem contribuindo para assegurar a permanência e o sucesso dos estudantes nas escolas através da metodologia de telessala. Dessa forma, a Gerência Regional de Educação (GRE) Vale do Capibaribe está realizando nas escolas o projeto “Livros que amei”, um trabalho realizado no módulo três do programa e que faz parte dos Projetos Pedagógicos Complementares (PPC) realizados a cada fase.

O projeto “Livros que Amei” incentiva a leitura trazendo para a sala de aula livros em que os estudantes mais se identificaram. A ideia é promover a troca de experiências durante a leitura. O professor, inicialmente, apresenta vários autores através de vídeo, para que assim seja despertado o interesse pela leitura.  O segundo momento do projeto é a apresentação dos estudantes sobre os livros que marcaram a vida deles. 

“A noite em que realizamos o projeto Livros que Amei foi uma das mais lindas e agradáveis do Travessia. A sala, a arrumação, os livros, a leitura em si, nos fez viajar, nos fez perceber o quão é importante a leitura na vida da gente”, fala a estudante do Travessia do Ginásio de Limoeiro Arthur Correia de Oliveira, Elizangela Ferreira.

Para o professor Nedson Cezar, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Marilene Chaves, localizada em Feira Nova, a experiência foi recompensadora. “Foi um momento de muita alegria trabalhar esse projeto em nossa escola, percebemos que muitos estudantes já tinham o hábito da leitura e isso nos alegra demais. Poder incentivá-los é gratificante, tenho certeza que eles vão terminar o módulo com pensamento de novos leitores”, declara.

O Programa Travessia oferece quatro módulos, sendo em cada um trabalhado um tema específico. No primeiro, foram realizadas atividades com o tema “Corpo e Movimento”, onde eles idealizam trabalhos mostrando a importância dos exercícios, com aulas de zumba, capoeira e palestra com nutricionistas sobre alimentação saudável. No segundo, o tema foi “Caminho das águas”, onde é apresentado ao estudantes trabalhos desenvolvidos para a preservação do meio ambiente, com debates sobre o reuso da água, dentre outros. A próxima etapa irá trabalhar “A cor da Cultura”, este ano trabalhando costumes de outros países. O programa também incentiva a leitura doando, a cada módulo, um livro paradidático para os estudantes. No módulo três, o livro presenteado foi “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna.