Programa ‘Sergipe no Mundo’ oportuniza intercâmbio no exterior para 50 alunos da rede estadual de ensino

Sergipe

12.06.2024

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), lançou na tarde desta segunda-feira, 10, na Sala Villa-Lobos do Conservatório de Música de Sergipe, o programa ‘Sergipe no Mundo’. Trata-se de uma política pública de internacionalização da educação que consiste na concessão de bolsas de intercâmbio e de auxílio aos estudantes de ensino médio da rede estadual. Ao todo, em 2024 será investido o montante de R$ 4.335.000,00 que beneficiará 50 estudantes de ensino médio, com idade mínima de 14 anos completos. A partir de 2025, o número de vagas será duplicado, e o programa passará a atender 100 estudantes anualmente.

O programa ‘Sergipe no Mundo’ tem o objetivo de contribuir na formação ampla e cultural do aluno do ensino médio da rede pública estadual de ensino, proporcionando uma experiência única de estudar em outro país, conhecer novas culturas e ter um estudo mais aprofundado dos idiomas inglês, espanhol e francês.

Importante enfatizar também que o programa será dividido em três eixos, sendo que o primeiro se destina ao intercâmbio para curso equivalente ao ensino médio no Brasil, na língua pátria do país de destino; o segundo refere-se ao intercâmbio para curso de imersão na língua pátria do país de destino; o terceiro e último eixo diz respeito ao intercâmbio para cursos profissionalizantes e de empreendedorismo em país estrangeiro. 

Durante o lançamento do ‘Sergipe no Mundo’, o governador Fábio Mitidieri mostrou seu apreço pela educação pública e pela juventude sergipana, ao lembrar que a educação transforma gerações, viabiliza melhores oportunidades e novas conquistas. “Eu estava ansioso para lançar o programa de internacionalização da educação, pois acredito no potencial dos nossos jovens e quero vê-los embarcando para o Canadá, a Irlanda, os Estados Unidos, o Reino Unido, a Espanha e levando o nome e a bandeira de Sergipe para o mundo”, disse.

Para o vice-governador e secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, este é um grande dia para a educação de Sergipe. “Promover a internacionalização da educação básica de alunos da rede estadual é dar oportunidades para que eles expandam seus horizontes, conquistem a autonomia e deem grandes saltos para o futuro. A educação de Sergipe dá mais um salto na qualidade, proporcionando aos nossos jovens a quebra da barreira da língua e o amplo conhecimento cultural e social por meio do programa ‘Sergipe no Mundo’”, pontuou.

A diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Eliane Passos, informou aos pais, educadores e jovens estudantes presentes na cerimônia que o Edital de Chamamento Público para Intercâmbio já está disponível no Portal da Seduc para consulta, sendo que o período de inscrição se encontrará aberto entre os dias 12 e 17 de junho.

“A ideia é enviar, inicialmente, 50 alunos sergipanos do ensino médio da escola pública ao Canadá, Irlanda, Estados Unidos, Reino Unido e Espanha, para que tenham acesso a outros idiomas e culturas, além de projetar Sergipe no exterior. São 50 estudantes do ensino médio, com idade mínima de 14 anos completos. Com eles, embarcarão cinco líderes de grupo e cinco servidores responsáveis pela vistoria técnica”, acrescentou Eliane.

A primeira turma está prevista para começar o intercâmbio em agosto. O programa possui cinco objetivos específicos: valorizar o ensino de línguas no ensino médio da rede pública estadual; difundir o domínio de uma segunda língua entre os brasileiros; promover a atratividade do ambiente escolar para estudantes da rede pública; fornecer experiências de imersão, troca cultural e vivência de uma cidadania global e, por fim, fortalecer os laços de cooperação entre o Brasil e países amigos por meio do intercâmbio estudantil.

Na avaliação do estudante Marcelo Rezende Neto, o Governo de Sergipe e a Seduc estão de parabéns pela iniciativa de internacionalização da educação básica. “O programa ‘Sergipe no Mundo’ vai ser mais do que uma oportunidade para os jovens, será um estímulo para que eles adotem uma segunda língua, não apenas por ser uma forma de capacitação profissional, mas também porque o mundo está cada vez mais globalizado. Acho também que o sentimento de pertencimento ao nosso lugar, o orgulho da nossa cultura e da nossa sergipanidade vão aflorar ainda mais nos jovens a partir dessa possibilidade de conhecer novas culturas, novos povos e novas pessoas”, enfatizou Marcelo. 

Kit Viagem

Além da concessão de bolsas de intercâmbio, os estudantes contemplados receberam um kit viagem que inclui os seguintes itens padronizados: mala de viagem de 23kg, mochila, agasalho (blusão e calça), nécessaire, porta documentos, camiseta, squeeze e a bandeira de Sergipe.

Para obter mais informações sobre o Edital do Processo Seletivo nº 17/2024/GS/Seduc acesse: https://seduc.se.gov.br/