Programa Primeira Chance abre edital para empresas interessadas em receber estagiários da modalidade Educação Profissional e Tecnológica

Paraíba

01.06.2023

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), por meio do Programa Primeira Chance, publicará no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (1), o edital para cadastro de empresas interessadas em receber estagiários de nível técnico. O edital contempla 83 cidades, e ofertará ao todo 850 vagas. As empresas selecionadas receberão o estagiário por um período de seis meses, com bolsa de R$500,00 paga pelo Governo do Estado da Paraíba. 

O estágio destina-se a estudantes concluintes da 3ª série do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica (ECITs e EPTs), que obedecerão uma carga horária de quatro horas diárias de atividades, considerando ainda, de forma quinzenal, quatro horas para atividades de mentoria e acompanhamento de estágio. 

Inscrições para empresas - O cadastro para as empresas será realizado por meio do formulário eletrônico disponível no portal: http://primeirachance.see.pb.gov.br. As inscrições estarão abertas do dia 01/06/2023 ao dia 11/06/2023. Para efetivar a inscrição, as empresas deverão apresentar documentação relativa à seguridade fiscal e trabalhista. Serão solicitados os seguintes documentos: 

Cartão de CNPJ
Certidões negativas de débitos de natureza federal, estadual e municipal
Prova de regularidade relativa à Seguridade Social e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)
Prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho
Caso o empresário seja Microempreendedor Individual, deverá anexar ainda o comprovante de MEI e os itens detalhados no edital referente a esta categoria.
             
Seleção dos estagiários - A seleção contempla três etapas: a primeira etapa, já realizada, consistiu na inscrição dos estudantes no Banco de Talentos do programa e a validação da documentação por parte da escola; a segunda etapa, também já realizada, consistiu em provas de português, matemática e conhecimentos específicos sobre o mundo do trabalho. E por fim, a terceira e última etapa, consistirá no desempenho obtido pelo estudante nas entrevistas a serem realizadas nas datas estipuladas no cronograma do edital. As atividades de estágio estão previstas para iniciarem em agosto de 2023.