Programa de Alfabetização na Idade Certa realiza primeira formação continuada de 2023

Piaui

08.02.2023

A coordenação estadual do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) deu início, nesta terça-feira (7), às formações continuadas dos professores do ciclo de alfabetização (1° e 2° ano), dos professores da educação infantil e de gestores escolares.

A primeira ação de mobilização do Programa aconteceu no CEEP Prefeito João Mendes Olímpio de Melo (Premen Norte), com a presença do secretário da Educação, Washington Bandeira, que destacou que o PPAIC vem se consolidando como a maior iniciativa em regime de colaboração da história do Piauí. “Faz parte das metas do Governo fortalecer essa colaboração com os municípios para a alfabetização na idade certa. O Piauí é referência para outros estados quanto à execução do regime de colaboração junto a parceiros externos à educação e para a implementação do programa de alfabetização”, afirma o secretário.

De acordo com a coordenadora estadual do PPAIC, Gabriela Santos Oliveira Rodrigues, as propostas de formação utilizam como base os resultados da avaliação de entrada do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), da avaliação de fluência leitora e da avaliação de leitura PPAIC.  “As propostas de formação estão conectadas com as inovações educacionais, com a diversidade de gênero e étnico-racial e com a realidade da educação piauiense, assegurando, por meio dos encontros formativos, a recomposição e o desenvolvimento das aprendizagens”, explica.

As formações têm uma carga horária total de 64 horas, sendo realizadas a cada dois meses, para equipes regionais e municipais, e mensalmente para as professores e gestores escolares.

As atividades da primeira Formação de Coordenadores e Formadores Regionais do Ciclo de Alfabetização e da Educação Infantil de 2023 seguem até o dia 9 de fevereiro, no CEEP Prefeito João Mendes Olímpio de Melo (Premen Norte).