Programa Novo Ensino Médio será implementado em 21 escolas estaduais

Roraima

16.07.2019

Por Mágida Azulay Khatab

Foto: Ascom/Seed

Para reverter a estagnação do Ensino Médio no país e como forma de incentivar o protagonismo juvenil, o Programa Novo Ensino Médio vem sendo implementado nas escolas de Ensino Médio de todo o Brasil.

Na tarde desta segunda-feira (15), os gestores escolares participaram de um encontro sobre o Programa. O evento foi no auditório da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

Em Roraima, 145 escolas ofertam o Ensino Médio e o Programa será implementado inicialmente em 21 instituições de ensino sendo 09 da Capital, 07 do interior e 05 indígenas.

O Programa traz três principais mudanças nesta etapa de ensino, sendo a primeira delas, a ampliação da carga horária anual que sairá das 880 horas para 1.000 horas e ainda a expansão das EMTI (Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral).

A segunda principal mudança vem com os itinerários formativos pelos quais os alunos poderão escolher caminhos de aprofundamento do que desejam realmente estudar. Esse aprofundamento poderá ser por meio de áreas do conhecimento ou por formações técnicas profissionais.

Também será obrigatória a elaboração do Projeto de Vida, relacionado com seus talentos e vontades. Por meio do Projeto de Vida, o estudante poderá refletir sobre os seus desejos e objetivos, conhecer e valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais,e apropriar-se de conhecimentos e experiências e a partir daí, poderá fazer escolhas alinhadas aos seus interesses.

O terceiro ponto principal está atrelado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento que define as aprendizagens essenciais para o jovem nesta etapa de ensino por meio dos conhecimentos garantidos, ou seja as disciplinas do currículo comum como Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, entre outras e, por meio do desenvolvimento de competências importantes para a sua vida em sociedade.

“O Programa Novo Ensino Médio é realmente desafiador e vem para melhorar a qualidade de nossa Educação, porém, será preciso muito comprometimento dos gestores escolares, professores e demais profissionais envolvidos no processo”, destacou Leila Perussolo, secretária de Educação e Desporto.

A previsão é que até o ano de 2022 todas as escolas de Ensino Médio tenham aderido ao programa. A chefe da DIEMP (Divisão de Ensino Médio e Profissional) do DEB (Departamento de Educação Básica) da Seed explicou como ocorrerá o processo de implementação no Estado.

“Com esse programa, nós vamos levar aos nossos alunos, aulas com metodologias ativas, mais dinâmicas e significativas, e que terão um maior aproveitamento. Para isso, este ano trabalharemos a construção da matriz curricular e em 2020 as formações com os professores, para quem em 2021 o Programa esteja de fato implantado no Estado”, explicou Carleide Schramamm, chefe da DIEMP.