Programa MT Muxirum forma turmas em comunidade à margem do Rio Guariba

Mato Grosso

21.06.2022

Para a Educação não há distâncias nem obstáculos que impeçam o aprendizado. Esta foi a premissa que norteou os alfabetizadores do Programa MT Muxirum, no município de Aripuanã, que realizaram uma visita aos estudantes da Comunidade de São Lourenço, localizada à margem do Rio Guariba, cerca de 220 quilômetros da cidade. A visita fez parte do acompanhamento de rotina do programa.

Para se chegar à comunidade, a alfabetizadora Adriana Santos de Freitas relata que foi necessário viajar de barco pela maior parte do trajeto. Apesar do difícil acesso ela destaca que a inspeção valeu todo o esforço, pois os moradores estavam ansiosos para apresentarem os avanços conquistados.

“Observei que as pessoas estavam felizes em participar do programa e ampliar o conhecimento na prática de leitura e escrita. Para alguns, foi a primeira vez que escreveram o próprio nome e adquiriram conhecimento de matemática básica”, ressalta a alfabetizadora.

Quatro turmas foram formadas na comunidade, totalizando 32 estudantes. Em período de chuvas as aulas acontecem na Escola Municipal Trilha do Saber. Na estiagem, os alfabetizadores vão às casas dos estudantes.

Para Ailton Pereira dos Santos, que também é alfabetizador do Muxirum no município, o programa é importante para a comunidade. Pedagogo e também morador de São Lourenço, ele destaca que a sua experiência como alfabetizador tem sido enriquecedora.

“Está sendo uma experiência única. Observo no olho das pessoas o quanto estão felizes. São pessoas simples que moram às margens do rio, mas detém um enorme conhecimento sociocultural e ambiental da região em que vivem”, acrescenta Ailton.

O Programa MT Muxirum é desenvolvido por meio do regime de colaboração entre Estado e municípios. Em todo o município de Aripuanã foram formadas 13 turmas, sendo que uma delas é atendida no Lar de Idosos, somando 109 alunos.

A coordenadora do programa no município, Silvia Grapiuna, salienta que o programa está fazendo a diferença na vida dos moradores da comunidade. “ É triste ouvir relatos de uma pessoa que não teve a oportunidade de frequentar uma escola, de aprender. Para muitos, o programa está proporcionando a realização de um sonho. O ato de dominar a leitura permite ao indivíduo ver e conhecer além do que vemos e ouvimos”.

Programa MT Muxirum

Tem como objetivo erradicar o analfabetismo em Mato Grosso até 2025. Criado pela Secretaria de Estado de Educação, atende pessoas com idade acima de 15 anos. Em 2022, o programa teve adesão de 108 municípios, com investimento de R$ 14,7 milhões.