Minas Gerais
14.02.2023Superintendentes Regionais de Ensino e suas Diretorias Educacionais (DIRE´s), acompanhados pelos coordenadores de inspeção escolar e analistas educacionais, estão participando da Reunião de Gestão Integrada (RGI) do Programa Jovem de Futuro. A programação teve início na manhã desta terça-feira (14/2) e vai até a quinta-feira (16/2), em Belo Horizonte. O secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, participou da abertura do encontro, que conta com a parceria do Instituto Unibanco.
O objetivo do Jovem de Futuro é orientar os esforços e o foco da gestão escolar e educacional para a geração de resultados, fomentando à visão sistêmica, integração, elevação dos padrões de desempenho e rendimento escolar, a redução das desigualdades intra e interescolares e a mitigação dos efeitos da pandemia da COVID-19.
“Essa é uma ação perene da SEE/MG, não é algo temporário. O Jovem de Futuro chegou para ficar. É necessário construir um plano de ação dentro deste programa atrelado ao plano de ação da SEE que tem seis objetivos que estão ligados à acessibilidade, permanência e aprendizagem dos nossos estudantes. Temos que construir neste ano planos de ações que estejam alinhados ao Material de Apoio Pedagógico para Aprendizagens (MAPA) da nossa rede”, ressaltou o secretário Igor de Alvarenga, durante sua participação no encontro.
Neste primeiro dia, os subsecretários também apresentaram temas relativos às áreas da de Articulação Educacional, Desenvolvimento da Educação Básica, Administração e Gestão de Recursos Humanos. Atualmente, 35 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) integram o Programa Jovem de Futuro e a estratégia da SEE/MG é que seja ampliada a todas as 47 regionais da Rede.
Já no encontro desta quarta (15/2) e quinta-feira (16/2), os participantes farão uma Oficina de Planejamento ministrada pela equipe do Instituto Unibanco, a fim de orientar o grupo gestor das SRE´s com ferramentas e estratégias de planejamento que possam potencializar os resultados educacionais da rede, por meio de atividades mão na massa. Nesses dias, também haverá equipes do Órgão Central acompanhando a oficina e apoiando com eventuais dúvidas.
Sobre o Jovem de Futuro
O Jovem de Futuro já está na rede estadual de ensino mineira desde 2019, com a inclusão de 1.343 unidades de ensino de 24 SRE´s. Na segunda fase, o Gestão pela Aprendizagem ampliou para 35 regionais, com 1.960 escolas beneficiadas. As equipes gestoras integrantes do Jovem de Futuro participam frequentemente de encontros de formação e atualização sobre as etapas do Circuito de Gestão, metodologia utilizada para planejamento, execução, monitoramento e avaliação das ações de melhoria.