Programa Integra Educação PB abre chamada para a primeira edição da Revista digital ‘Integra Conecta’

Paraíba

20.10.2021

O Programa Integra Educação Paraíba, da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), convida a todos os estudantes e professores da Rede Estadual e Municipal dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, como também colaboradores que compõem a equipe do programa a participarem da primeira edição da Revista Digital ‘Integra Conecta’, cujo tema será ‘A travessia das leituras’.

O convite é uma chamada pública para recebimento de textos de estudantes, colaboradores, e relatos de experiências de professores, para serem publicados na revista, que será lançada no mês de dezembro. Os textos podem ser enviados a partir deste sábado (25) para o e-mail revistaintegraconecta@gmail.com  até o dia 25 de outubro.

A Revista Integra Conecta é um periódico semestral do maior regime de colaboração do Brasil, que tem como objetivo divulgar textos inéditos que reflitam sobre a linguagem e o ensino, oferecendo acesso a conteúdo, a práticas docentes e textos originais por parte da comunidade que compõe o Programa.

Serão publicados 20 textos de estudantes, 14 textos de professores, e seis textos da equipe ou colaboradores do Integra. Os estudantes do Ciclo de alfabetização poderão produzir textos visuais: releitura de capas de livros, reconto em imagem, desenhos de cenas de livros, de cenas da memória afetiva, dentre outros. Os estudantes do Ciclo Complementar farão uma produção coletiva podendo utilizar vários gêneros: resenhas de livros ou textos que marcaram o estudante no percurso leitor, resumo, conto, crônica, apólogo, tudo dentro da temática da revista.

Os professores farão relatos de experiência com a leitura dentro da sala de aula. A produção da equipe: formadores, assessores, coordenadores, gestores, assim como os secretários de educação dos municípios que fazem parte do Integra Educação Paraíba produzirão artigo de opinião sobre a temática desta primeira edição.

Segundo o Secretário Executivo de Gestão Pedagógica, Gabriel Gomes, a revista terá como foco principal o protagonismo dos estudantes, professores e colaboradores.  “A revista vai mostrar o protagonismo dos estudantes através da produção de textos, seja conto, crônica, fábula ou o gênero que eles escolherem, assim como apresentar as práticas pedagógicas na leitura e escrita que os professores têm realizado dentro da sala de aula, expondo os exemplos de boas práticas e incentivando outros alunos a serem pequenos escritores”, contou.

Acesse aqui o documento da Revista Integra Conecta para mais informações.

https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao-e-da-ciencia-e-tecnologia/noticias/programa-integra-educacao-pb-abre-chamada-para-a-primeira-edicao-da-revista-digital-2018integra-conecta2019