Programa Integra Educação Paraíba vai atuar no Programa Primeira Infância com gestão pedagógica e formações continuadas

Paraíba

16.12.2021

O programa Paraíba Primeira Infância, criado pelo Governo da Paraíba, integra um conjunto de ações nas áreas de Assistência Social, Educação, Saúde, Esporte e Segurança Alimentar e Nutricional, para atender, especialmente, crianças de 0 a 6 anos de idade.  A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia por meio do Programa Integra Educação Paraíba, vai acompanhar os espaços físicos das 104 creches que serão construídas, nos padrões da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), com equipamentos e mobiliários adequados que auxiliem no ensino e aprendizagem destinado a educação infantil, como também formações continuadas para professores e gestores do ensino infantil. 

O programa Paraíba Primeira Infância atuará envolvendo cinco secretarias: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano; Secretaria de Estado da Saúde; Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer; Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente e a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia. Inicialmente serão construídas 104 creches, sendo 55 delas com capacidade para 50 crianças e 49 creches com capacidade para 100 crianças.

 O Integra Educação Paraíba vai articular as ações  do Regime de Colaboração. A primeira ação é o acompanhamento pedagógico da estrutura das creches e pré-escolas, com o objetivo de cumprir as metas 1A e 1B do Plano Nacional de Educação que fomentam, respectivamente, a amplitude do acesso às creches e a universalização da Educação Infantil no território nacional. Os municípios, no Regime de Colaboração, são responsáveis pela construção das unidades de ensino com os recursos repassados. 

 A segunda ação é a formação dos profissionais envolvidos com a Educação Infantil nos municípios e o acompanhamento, em painel próprio, do aprendizado. Dessa forma, será possível acompanhar o desenvolvimento de campos de experiência da Educação Infantil que são essenciais para o processo posterior de Alfabetização, meta principal do Regime de Colaboração.

 A equipe pedagógica do Integra Educação PB fará formações visando à capacitação dos profissionais que atuam nas redes de educação infantil dos municípios; assim como o monitoramento da ausência dos estudantes, ampliação de vagas em creches e o compartilhamento de experiências exitosas referentes ao ensino infantil.

 De acordo com o Secretário de Educação, Claudio Furtado, “o Programa Primeira Infância vai beneficiar aproximadamente oito mil crianças. A equipe do programa Integra Paraíba ficará responsável pela análise da demanda nos municípios. Isso vai fazer com que as crianças tenham acesso à creche e pré-escola, permitindo que elas cheguem ao sistema educacional a partir do ensino fundamental com correção de distorção de série, resultando em alunos com melhor formação para chegar ao ensino médio e superior”, falou. 

 Para o Secretário Executivo de Gestão Pedagógica, Gabriel Gomes,  “a ideia é apoiar os municípios para que eles, dentro do regime de Colaboração, possam atuar na superação dos seus índices e melhoria contínua da aprendizagem. Dessa forma, a Paraíba terá uma educação completa, com acompanhamento. Os professores poderão contar com formações de qualidade e recursos pedagógicos que também incentivem o protagonismo infantil”,disse.

 Programa Primeira Infância - O programa Paraíba Primeira Infância atuará em eixos que preveem o cuidado materno-infantil, com ações de saúde em atenção à gestação e ao nascimento, ao cumprimento de calendário de vacinação e redução da mortalidade maternoinfantil; e com a convivência familiar e comunitária, a partir de ações da política de assistência social para fortalecer os vínculos familiares e comunitários por meio da articulação da rede socioassistencial  com serviços, programas, projetos e benefícios.

 Programa Integra Educação Paraíba - Programa Integra Educação PB foi lançado no mês de abril de 2021, pelo Governo do Estado. O programa de regime de colaboração em educação do Estado da Paraíba tem como objetivo alcançar todos os municípios do estado e alfabetizar 100% das crianças na idade certa, assim como corrigir o déficit de aprendizagem e a distorção idade-ano dos estudantes das redes estadual e municipais de ensino, beneficiando aproximadamente 12 mil professores e 200 mil estudantes paraibanos, garantindo, cada vez mais, a melhoria dos indicadores da educação básica.

https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao-e-da-ciencia-e-tecnologia/noticias/programa-integra-educacao-paraiba-vai-atuar-no-programa-primeira-infancia-com-gestao-pedagogica-e-formacoes-continuadas