Programa incentiva empreendedorismo em escola de Vitória

Secretaria de Estado da Educação do ES

28.05.2019

A Escola Estadual de Ensino Médio Maria Ortiz, em Vitória, está proporcionando aos estudantes, ações de incentivo ao empreendedorismo. O projeto ‘Miniempresa’, realizado em parceria com a organização Junior Achivement, estimula os alunos a conhecer o mercado de trabalho através do método ‘Aprender fazendo”. É por meio do programa que muitos talentos podem nascer e ser revelados.

A diretora da unidade de ensino, Rowena Porto, disse que busca dar aos alunos uma formação completa e diferenciada, não só o ensino dentro da sala de aula, mas um ensino que contribua para a vida, além do ensino médio. "Quando a Júnior Achievement nos fizeram essa proposta, nós imediatamente a abraçamos, por considerar que um curso de empreendedorismo, com professores empreendedores que ensinariam de forma diferenciada, com práticas, seria de muita valia para formação profissional dos nossos alunos e foi realmente um diferencial, pois os alunos estão gostando muito e elogiam muito o curso. Os próprios professores perceberam o empenho e compromisso dos estudantes em aprender e dessa forma é possível ver uma troca não só experiências, mas de aprendizagem dos dois lados. Os alunos estão aprendendo a empreender e isso já ajuda a conhecer e ter uma opção de profissão quando chegarem ao fim do ensino médio. A parceria está sendo ótima", relatou Rowena.

As atividades do Miniempresa são realizadas toda segunda-feira em período noturno e proporcionam aos estudantes uma experiência prática em negócios através da organização e operação de uma empresa. O projeto é direcionado para alunos do Ensino Médio, dura 15 semanas, com um total de 52 horas.

Texto: Soraia Camata