Programa Gira Mundo é reconhecido como experiência exitosa em evento internacional

Paraíba

21.05.2018

O programa Gira Mundo foi apresentado como experiência exitosa no III Fórum Internacional pela Cidadania Global, realizado no Panamá, que teve como objetivo reunir diversas experiências de educação global e intercultural na América. A apresentação do programa foi feita pelo diretor de Desenvolvimento Estudantil e coordenador do Gira Mundo, Tulhio Serrano, que representou o Brasil e a Paraíba.

O evento, realizado quinta-feira (17), destacou as “Competências Globais: Nosso Futuro, Nossa Responsabilidade” e foi promovido pela AFS Intercultural Programs. “Foi uma oportunidade muito rica de trocar experiências e conhecer outros programas educacionais desenvolvidos nas Américas, como os programas da Argentina, Panamá e Costa Rica”, destacou Tulhio Serrano.

Associações nacionais de Programas Interculturais do AFS nos países da Região Latinoamericana participaram do evento internacional, que contou com especialistas e autoridades educacionais, em conjunto com organizações civis e voluntárias, para analisar, discutir e promover a educação para a cidadania global como eixo fundamental para o desenvolvimento de competências essencial para o novo milênio na região.

O evento reuniu representantes dos Ministérios da Educação da América Latina, diretores de escolas públicas e privadas na área metropolitana da Ciudad de Panamá, diretores de escolas e representantes de grupos educacionais da América Latina, delegados de organizações AFS na América Latina além de representantes do gabinete do Ministério da Educação do Panamá e especialistas em educação para cidadania global e educação intercultural.

Os participantes do fórum tiveram a oportunidade de conhecer como as competências globais são fomentadas nas escolas do Panamá e na região do Caribe. No fórum também foi destacada a importância da Educação para a Cidadania Global, identificando as competências específicas e habilidades interculturais que são necessárias no século XXI e por que o desenvolvimento dessas competências deve ser incentivado em nossos sistemas educativos.

AFS Intercultural Programs – Antigo American Field Service, a AFS é uma organização não-governamental internacional, sem fins lucrativos, fundada em 1915, que pretende ajudar a construir um mundo solidário por meio do intercâmbio cultural entre os povos. Está presente em mais de 50 países e é a maior e mais antiga organização de intercâmbios para jovens do mundo.

http://paraiba.pb.gov.br/programa-gira-mundo-e-reconhecido-como-experiencia-exitosa-em-evento-internacional/