Programa Gente Catarina realiza quinto encontro para reduzir evasão escolar em regiões com baixo IDH

Santa Catarina

13.04.2022

Cerca de 120 profissionais de educação da Serra Catarinense participam nesta segunda-feira, 11, em Blumenau, do quinto encontro da formação continuada do programa Gente Catarina, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SED). O objetivo é reduzir a evasão escolar e aumentar a participação da comunidade na escola e no desenvolvimento de cinco municípios da região.

O programa é uma iniciativa criada pelo Governo do Estado que reúne diversas secretarias com objetivo de reduzir desigualdades e desenvolver as regiões catarinenses com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Além da Educação, participam das ações a Secretaria de Estado da Saúde, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Epagri, FAPESC, entre outros órgãos.

A capacitação está sendo ofertada a professores e gestores de 51 escolas da rede municipal e nove da rede estadual localizadas nos municípios de Urupema, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Cerro Negro e Campo Belo do Sul, além de contar com a participação de secretários municipais de educação e integrantes das coordenadorias regionais. Nesta primeira etapa do programa são atendidos dois professores de cada uma das 60 unidades.

O evento contou com a participação da professora doutora Cássia Ferri, da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e do professor doutor Geraldo Locks, da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), que abordaram o tema “Avaliação da aprendizagem”.

Os representantes das escolas apresentaram os resultados relativos ao projeto de intervenção que estão desenvolvendo nas unidades, apontando os avanços e resultados positivos, e as dificuldades detectadas no processo “Zero evasão escolar”, a serem superadas a cada passo.

Entre as diversas devolutivas apresentadas no evento, destaca-se o trabalho realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de São Joaquim e a Coordenadoria Regional de Educação, que promoveu o retorno aos bancos escolares de mais de 200 jovens e adultos de cinco localidades do interior do município, por meio do projeto “Nunca é tarde para recomeçar”.

A CRE realizou ainda uma reunião com a Secretaria de Saúde da mesma cidade para desenvolver ações do Programa Saúde na Escola (PSE), tais como: visitas de dentistas nas unidades escolares com palestras e entrega de escova e creme dental; palestras sobre gravidez precoce, alcoolismo e drogas; atualização das carteiras de vacinação de toda a comunidade escolar, entre outras.

Saiba mais
As escolas selecionadas para esta etapa do Programa estão situadas em áreas cujos indicadores apontam a evasão escolar como um fator determinante para a desigualdade. O abandono permanente da criança da escola pode ser provocado, entre outras razões, pela sazonalidade do trabalho, fatores econômicos locais e situações familiares relacionadas a drogas, alcoolismo, violências e gravidez precoce. Na formação, os profissionais de educação são preparados para lidar com esses quadros de vulnerabilidade familiar.

Serão sete meses de formação, com um encontro presencial mensal até julho de 2022. Após cada encontro, os professores realizam a inserção na escola, durante a qual devem desenvolver atividades com os demais profissionais, para desdobrar os assuntos debatidos e aplicá-los no contexto escolar.