Programa Ganhe o Mundo inicia embarques de mais de 150 estudantes para o Canadá

Pernambuco

29.01.2020

Na manhã desta quarta-feira (29) 44 estudantes da Rede Pública Estadual embarcaram para o Canadá por meio do Programa Ganhe o Mundo (PGM), promovido pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes. O grupo foi dividido em dois voos e marca o início da sequência de embarques que irá levar 161 intercambistas para o país norte-americano até esta quinta-feira (30). No Aeroporto Internacional de Recife o clima era de felicidade. Emocionados, os pais aproveitavam os últimos momentos antes dos jovens seguirem rumo ao intercâmbio de um semestre letivo. Ao todo, embarcaram 21 estudantes do Sertão, 9 do Agreste, 13 da Região Metropolitana do Recife (RMR) e um da Zona da Mata.

Kássia Gabriela, estudante da Escola Maria Amália, no Recife, estava animada. Ela é a primeira representante de sua escola a viajar pelo programa. “Eu espero que daqui a um tempo tenha muitos outros colegas vivenciando este sonho. Se a expectativa de viajar já é boa, imagina estudar no exterior e voltar para o Brasil e ajudar outros a aproveitarem essa oportunidade? Eu queria que todos aqueles que sonham com esta chance pudessem concretizar o sonho”, confessou a estudante.

“O intercâmbio vai me fazer desenvolver a autonomia e responsabilidade, conforme me dá a liberdade e me tira da zona de conforto. Esta é uma experiência com a qual eu sempre sonhei, mas não sabia como poderia fazer tornar real. Agora eu só consigo pensar no quanto será incrível”, comemorou Kássia.

Paulo Câmara, governador de Pernambuco, parabenizou os jovens e conversou com familiares, pontuando sempre a importância desta experiência na vida dos estudantes. Ele aproveitou também o momento para comemorar o êxito do PGM. “O Programa Ganhe o Mundo tem sido presente na vida de muitos jovens pernambucanos. Todo ano nós temos enviado mais de mil estudantes ao exterior, que é uma programa exitoso e que faz a diferença. Este é um diferencial da escola pública de Pernambuco, que é uma referência para o Brasil, e está formando jovens preparados para o futuro desafiador”, comentou o governador.

“Sempre é uma alegria acompanhar os embarques do Programa Ganhe o Mundo, ainda mais para o Canadá, que de hoje para amanhã irá receber mais de 150 estudantes pernambucanos. São dois dias bem intensos de embarques para o país, num ano muito especial em que temos fortalecido o trabalho do programa. Criamos a modalidade técnica, embarcamos nosso primeiro grupo para o Reino Unido, e agora temos este grupo que, com certeza, também irá aproveitar muito”, pontuou, Fred Amancio, secretário de Educação e Esportes do Estado.

Mais embarques - Ainda nesta quarta-feira (29), às 20h50, deve embarcar o segundo grupo de 2020 a viajar para o Canadá, composto por 27 estudantes. Neste grupo estão presentes estudantes de ele estavam presentes alunos de cidades como Terra Nova, Ipojuca, Exu, Recife, Santa Terezinha, e Camaragibe. Nesta quinta-feira, 90 estudantes seguem para o país norte-americano.

O programa - Um dos grandes destaques da educação de Pernambuco, o Programa Ganhe o Mundo (PGM) é uma ação de incentivo aos estudantes aprenderem um segundo idioma, que culmina com um intercâmbio de um semestre letivo no exterior para os que mais se destacam em suas regiões. Em 2015, a iniciativa foi ampliada para as modalidades PGM Musical e PGM Esportivo, com o objetivo de contemplar também os estudantes com habilidades esportivas e musicais.

Desde o início, o programa já embarcou mais de 8 mil estudantes da Rede Estadual. Hoje, o PGM oferece como opção aos estudantes dez países de destino, sendo cinco de língua inglesa (Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Reino Unido e Canadá), cinco de língua espanhola (Espanha, Argentina, Chile e Colômbia) e Alemanha.