Programa Ganhe o Mundo embarca estudantes para o Canadá

Pernambuco

03.10.2019

Um grupo de estudantes da Rede Estadual embarcou, nesta quarta-feira (2), para o Canadá. Por meio do Programa Ganhe e Mundo (PGM) promovido pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes, os 27 intercambistas ficarão hospedados em casas de famílias durante um semestre letivo enquanto realizam o intercâmbio estudantil em escolas que oferecem a modalidade High School.

O secretário de Educação e Esportes do Estado, Fred Amancio, esteve no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, e falou sobre mais um embarque do programa. “Isso é o primeiro passo de muitas conquistas que eles irão alcançar em suas vidas. Tudo isso que eles estão vivendo é fruto do esforço deles. Daqui a pouco quando eles voltarem do intercâmbio eles irão prestar vestibular e seguir seus próprios caminhos”, comentou.

A estudante Maria Isabel de Oliveira, 16 anos, da Escola Estadual Marechal Eurico Gaspar Dutra, contou que sempre se interessou em aprender uma nova língua e viu no curso do PGM uma oportunidade de concretizar o sonho da aprendizagem e de fazer o intercâmbio. “O curso de inglês é muito caro e eu nunca ia ter condições de pagar”, revelou. “Além de fazer o curso de línguas e poder viajar para o Canadá, onde eu vou aperfeiçoar o idioma, é uma oportunidade maravilhosa, porque vai agregar não só no meu currículo, mas principalmente na minha vida”, acrescentou.

“Saber uma língua diferente, me especializar e conhecer uma nova cultura vai me ajudar muito a escolher minha carreira no futuro”, declarou a estudante Jessika Vitória, 17 anos, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Doutor Mota Silveira. A jovem ainda disse que está em dúvida se vai cursar medicina ou letras e acredita que esse período no Canadá pode ser decisivo para ela finalizar sua escolha. “Esse intercâmbio pode ajudar muito na minha escolha profissional, porque muitas empresas exigem especialização em alguma língua diferente”, concluiu. 

Programa Ganhe o Mundo (PGM) – Criado em 2012 para dar oportunidade a estudantes da rede estadual de aprenderem um segundo idioma, o PGM oferta ainda a oportunidade de conhecer outras culturas através da vivência em países de língua inglesa, espanhola e alemã. Nos seis anos de programa, mais de seis mil estudantes já embarcaram. Durante o intercâmbio, os alunos têm aulas em escolas de modalidade high school, equivalente ao ensino médio brasileiro, e ficam instalados em casas de famílias americanas (host family), onde conseguem vivenciar outra cultura. Os alunos têm direito a seguro saúde internacional, passagens aéreas, acomodação em casas de família com todas as refeições, além de receberem bolsas mensais de R$ 719. Todos os gastos com passaporte, visto, malas e uniformes do programa também são custeados pelo governo.