Programa Ganhe o Mundo embarca cinco intercambistas para Alemanha

Pernambuco

25.10.2019

Quando chega a hora de embarcar o coração aperta e as lágrimas não conseguem mais ficar escondidas. Ao mesmo tempo a felicidade de um sonho realizado se concretiza. Foi assim com os cinco estudantes que embarcaram nesta sexta-feira (25) para a Alemanha, através do Programa Ganhe o Mundo (PGM), promovido pelo Governo de Pernambuco por meio da Secretaria de Educação e Esportes do Estado. 

Oriundos do Grande Recife e de Nazaré da Mata, os jovens não escondiam a alegria. O coração ansioso do estudante Mateus Galdino, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Nóbrega, não cabia mais no peito. O jovem sempre gostou da língua alemã e viu no PGM a oportunidade de realizar o sonho de conhecer o País. “Estou agarrando essa oportunidade com unhas e dentes, nunca fiz intercâmbio e sei que esse é um momento de mudança na minha vida. Estou enfrentando o desafio de viajar sozinho, de me virar em outro País. Com certeza será uma experiência incrível”, fala o jovem. Regina de Lima, mãe de Mateus falou emocionada. “Eu estou muito feliz por ele estar indo, é um sonho dele sendo realizado. Essa vaga foi conquistada com o esforço dele, ele se dedicou todas as horas do dia para estar aqui hoje, então, embora com o coração apertado, não tem como mensurar nossa felicidade”, declara.

Acompanhado pelos pais e avós, Ricardo Giuseppe, estudante da Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Agamenon Magalhães, era só emoção. “Eu acho incrível essa experiência que vou  em morar fora do País. Sempre tive um sonho de morar na Alemanha e hoje estou indo para um intercâmbio lá, não tem explicação, sei que vou voltar outra pessoa, com muita experiência nova e muito feliz”, pontua. Sua vó, Maria do Socorro, estava radiante de alegria. “Sempre soubemos o desejo dele de conhecer esse País e hoje ele está indo. Estamos já com muita saudade, porém explodindo de felicidade por essa oportunidade que o Governo do Estado está dando a ele e a todos os jovens”.

Os olhos de Mateus Alexandre, estudante da ETE Maria Eduarda Ramos de Barros, localizada em Carpina, brilhavam de alegria e dividia espaço com o nervosismo de estar indo para um lugar totalmente diferente da sua realidade. “Estou muito feliz, porém bem nervoso. O choque cultural será muito grande, não será fácil se adaptar, porém meu objetivo é realmente viver essa nova experiência, é aperfeiçoar a língua e aprender tudo que eu puder sobre o lugar”, diz.

Para Renata Serpa, o diferencial desse embarque é a participação dos estudantes do interior. “Hoje estamos concluindo os embarques de 2019 com esse grupo que segue para Alemanha. São estudantes que se dedicaram muito, a língua alemã exige um esforço grande. São jovens que já demonstram que vão ter muito sucesso na vida e a participação de estudantes do interior nos deixa muito felizes”, fala Renata Serpa, superintendente do PGM.