Programa Estudante Monitor beneficia 5.864 alunos da rede pública estadual

Sergipe

27.06.2024

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), em uma ação contínua, vem trabalhando em busca da melhoria do envolvimento entre alunos, comunidade escolar e instituição, além de promover o combater à evasão escolar e potencializar o desempenho dos alunos da rede pública estadual. As atividades são realizadas por meio do Programa Estudante Monitor, dividido nas vertentes: Monitoria em Desempenho Escolar e Busca Ativa e Transporte Escolar, o que estimula o protagonismo de 5.864 jovens beneficiados com a iniciativa.

Os estudantes contemplados no programa recebem uma bolsa no valor de R$ 250 + R$ 189 (vale-transporte), para contribuir com os custos pessoais de cada monitor. Eles também participam ativamente da vida escolar da unidade de ensino, gerando pertencimento e sendo um elo entre a comunidade escolar.

Sob a orientação de um professor, os monitores de Desempenho Escolar incentivam a participação dos alunos no processo educacional, promovendo um ambiente de compartilhamento por meio da interação entre estudantes, visando aos avanços no desempenho escolar.

Já a Monitoria de Busca Ativa e Transporte Escolar é voltada para alunos do ensino médio e funciona como uma rede de suporte. O monitor atua no acompanhamento de alunos durante o trajeto realizado nos ônibus escolares, observa comportamentos, ausências e reporta situações à gestão da escola.

“O programa é uma ferramenta essencial para aprimorar a qualidade do ensino público. É considerado um sucesso, pois, além de apoiar a escola e a rede, consolida a formação cidadã dos nossos alunos, incentivando o protagonismo e as habilidades dos estudantes monitores”, afirma Isabella Santos, diretora do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil (Seades) da Seduc.

O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, explicou que a ação dá oportunidades para que os estudantes mais engajados desenvolvam habilidades comportamentais e socioemocionais, colaborando com uma formação integral. “O programa também promove as experiências de liderança, o desenvolvimento técnico, ético, a responsabilidade social e a formação cidadã. O estudante se sente parte integrante do processo de ensino-aprendizagem e fortalece o sentimento de pertencimento com a escola pública e com a comunidade escolar”, disse Zezinho.

Na prática

No Colégio Estadual Senador Leite Neto há 12 monitores, que potencializam as habilidades dos estudantes da unidade escolar e participam de decisões e atividades. A diretora do Colégio Estadual Senador Leite Neto, Celita Silveira, falou sobre a atuação do programa na escola e sobre os resultados na unidade. “Em nossa unidade de ensino a ação está dando muito certo, estimulando o protagonismo e fazendo com que eles se sintam pertencentes na construção do processo educativo, e colaborando com a formação dos colegas. Cada vez mais me surpreendo com suas iniciativas e projetos, que trazem muito valor a nossa comunidade escolar”, conta a diretora.

A relevância do programa se mostra, principalmente, na vida dos estudantes. Além dos alunos que são beneficiados com o conhecimento adquirido, os monitores também ressaltam a importância de proporcionar essa troca.

“É meu primeiro ano estudando em um colégio público, e eu nunca tinha visto esse tipo de programa de monitoria. Está sendo muito acolhedor. É muito bom poder ajudar as pessoas que precisam e que têm dificuldade na matéria, poder servir como um auxílio para a coordenação, para a diretoria, trazer ideias para a escola e, com isso, promover melhorias”, diz Emilly Silveira, estudante da 2ª série e monitora de Desempenho Escolar e Busca Ativa.

A monitora de Transporte Escolar do Programa no Colégio Leite Neto, Renata Sousa, conta que está no segundo ano consecutivo da monitoria e que está sendo uma experiência gratificante. “Sempre quis atuar nessa área de escola, na educação como um todo. Lidar com crianças e adolescentes exige de nós muita responsabilidade, maturidade e, principalmente, carinho e atenção, para fazer com que a parceria com a escola e os motoristas dê certo e que nosso trabalho flua. E assim podemos contribuir de forma positiva e acolhedora em nossa função”, concluiu a monitora.