Programa Estadual de Acesso à Higiene Íntima beneficia mais estudantes

Piaui

29.11.2021

O Programa Estadual de Acesso à Higiene Íntima nas escolas da rede estadual do Piauí beneficiou mais estudantes, isso porque nesta segunda-feira (29), a Secretaria de Estado da Educação realizou a entrega de kit com absorventes higiênicos para as alunas do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Didácio Silva. 

Em todo o Piauí serão beneficiadas mais de 100 mil alunas da rede estadual. A ação prevê a distribuição mensal de absorventes higiênicos e palestras informativas sobre a saúde da mulher. 

No CETI Didácio Silva a solenidade contou com a presença da vice-governadora Regina Sousa e da Deputada Federal Rejane Dias, autora do Projeto de Lei 61/2, que inclui entre as atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS) a distribuição de absorventes higiênicos às mulheres em situação de vulnerabilidade social.

"A pobreza menstrual, a falta de um absorvente, muitas vezes causa a falta da estudante na escola, sem falar nos problemas de saúde que as meninas que vivem em vulnerabilidade passam, utilizando jornal, panos e até miolo de pão durante o período menstrual. Essa ação é realizada com muita seriedade, empatia e compromisso de quem sabe a importância de cuidar dessas meninas que vivem em vulnerabilidade social", afirmou a deputada. 

No CETI Didácio Silva, quase 500 alunas serão beneficiadas e a distribuição é de suma importância para as alunas, como explica a diretora Tetê Castro. "Esse é um programa de grande importância para o ambiente escolar, local que os alunos permanecem boa parte do dia para as atividades escolares. Em muitas situações, elas até deixam de vir para as escolas por não ter esse absorvente. Nesse momento de pandemia, sem recurso financeiro, essa ação vai ajudar muita gente", disse.

Para a vice-governadora, Regina Sousa, a pobreza menstrual precisa ser vista de forma ampla por homens, mulheres e todas as esferas do poder público. "Precisamos falar disso abertamente. A Organização das Nações Unidas (ONU) já debate essa temática que está relacionada ao direito da mulher, acesso à higiene e saúde", explicou Regina Sousa. 

O Programa Estadual de Acesso à Higiene Íntima nas escolas da rede estadual do Piauí foi instituído em outubro de 2021, seguindo a instrução normativa Nº: 3/2021, da Secretaria de Estado da Educação.   Todas as escolas da rede pública estadual serão contempladas com o programa. A distribuição dos insumos terá como base o Censo Escolar e a estimativa é que mais de 100 mil meninas, a partir de 9 anos, sejam beneficiadas com a distribuição de absorventes. Na ação serão investidos mensalmente R$ 576.255,00. As escolas serão responsáveis pela aquisição e distribuição, conforme a necessidade das estudantes.  

Modernização do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Didácio Silva

Durante a solenidade de entrega dos kits com absorventes higiênicos nesta segunda-feira (29), a vice-governadora, Regina Sousa e a deputada federal Rejane Dias assinou a ordem de serviço autorizando a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para executar as obras de modernização e ampliação do CETI Didácio Silva, em Teresina. Serão investidos R$ 1.036.529,98, por meio do PRO Piauí para a melhoria da infraestrutura escolar da rede estadual de educação.