Programa Escola do Futuro potencializa aprendizagem por meio de experiência digital

Espirito Santo

13.06.2023

Programa visa fomentar a inovação nas escolas, vinculando projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), implementou a certificação “Escola do Futuro”, que visa a fomentar a inovação nas escolas, vinculando projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas.

Uma dessas unidades é a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Marinete de Souza Lira, localizada na Serra, que vem desenvolvendo atividades com seus estudantes para potencializar a aprendizagem por meio da experiência digital, com o objetivo de atender às demandas de preparação do cidadão para um mundo conectado.

Os docentes estão desenvolvendo ações baseadas em metodologias ativas e aprendizagem híbrida para desenvolver as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), inclusive relacionadas à cultura digital. Nas aulas de Matemática, por exemplo, é utilizado para a revisão de conteúdos como função de primeiro grau, nivelamento e descritores de matemática, o aplicativo Kahoot. Nas aulas de História, está sendo utilizado o aplicativo Haquê, envolvendo histórias em quadrinhos sobre povos originários, diversidade cultural, religiosa e étnica.

“O Programa ‘Escola do Futuro’ é uma certificação para as escolas que já existem e que fazem um trabalho importante com o uso da tecnologia, inovação e experimentação. O objetivo é que a Sedu apoie, com uma política intencional e estruturada, as ações educacionais com o emprego em larga escala de tecnologia e inovação para a criação de ambientes modernos e de muita experimentação para todos os componentes curriculares, de forma que os professores e alunos desenvolvam as competências de ensinar e aprender, pensando nas demandas do século 21”, destacou o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo.

Estão certificadas como “Escola do Futuro” o CEEFMTI Pastor Oliveira de Araújo, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mario Gurgel, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, em Cariacica; a EEEFM Major Alfredo Pedro Rabaioli, em Vitória; e a EEEFM Marinete de Souza Lira, na Serra.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706