Programa Escola de Emoções inicia atividades de fortalecimento das competências socioemocionais para servidores e estudantes das escolas estaduais e municipais de todo o Tocantins

Tocantins

14.08.2023

Buscando implementar o fortalecimento das competências socioemocionais nas redes estadual e municipal de ensino do Tocantins, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançou, nesta segunda-feira, 14, em Palmas, o programa Escola de Emoções. A iniciativa integra o Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE) e vai beneficiar servidores, estudantes e famílias. 

A Escola de Emoções contempla a implementação das competências socioemocionais no currículo escolar. O trabalho será realizado pelas equipes multiprofissionais (psicólogos, assistentes sociais e orientadores educacionais) e professores. A Seduc disponibilizará material didático específico que será utilizado da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental.

O Secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou que a Escola de Emoções visa promover o autoconhecimento e o autocontrole, que culminam na melhor atuação profissional e desenvolvimento socioemocional. “O programa será desenvolvido em todo o território tocantinense, abrangendo a rede pública sem distinção entre escolas estaduais e municipais. Buscamos trabalhar numa política conjunta com os municípios, planejando e executando as nossas ações com esse olhar voltado para o desenvolvimento das habilidades e competências pedagógicas e emocionais”, enfatizou. 

Formação 

No evento, os servidores das escolas das Superintendências Regionais de Araguaína e Araguatins participaram da formação para equipe multiprofissional que segue até o dia 17 de agosto, no Auditório do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Senador Antônio Luiz Maya, contemplando cerca de 1.600 profissionais entre superintendentes regionais de educação, assessores de gestão pedagógica e educacional; técnicos de currículo, de orientação educacional, pedagógicos, da formação e avaliação da aprendizagem; assistentes sociais; psicólogos; orientadores educacionais; coordenadores pedagógicos, além de representantes das redes municipais.

Competências socioemocionais integradas ao currículo

A Escola da Emoção visa promover a reflexão e a conscientização das questões socioemocionais, a fim de impulsionar a aprendizagem do estudante, assim como, em casos identificados de estudantes com algum tipo de problema socioemocional (como bullying, ansiedade, depressão), na promoção de intervenções sociopsicopedagógicas.

O Tocantins iniciou a implementação das competências emocionais no currículo escolar em 2022 e, com o programa Escola de Emoções, passa a desenvolver as ações de forma integrada à arquitetura curricular, em todos os campos de conhecimento. O Estado tem se destacado nacionalmente com o maior número de atendimento de equipe multiprofissional nas escolas estaduais. São mais de 200 psicólogos, cerca de 250 assistentes sociais e mais de 600 orientadores educacionais. 

O vice-governador, Laurez Moreira, ponderou sobre a importância de “priorizar o que é importante para a formação das pessoas, cuidando das pessoas, ouvindo, compreendendo os sentimentos. É fundamental que nossos profissionais estejam bem para auxiliar e orientar os estudantes na sua formação estudantil, mas também emocional. Buscamos melhorar a vida das pessoas e que a escola seja um lugar agradável para todos”, frisou.

Material didático

Durante o evento foi apresentada a Coleção Escola de Emoções, composta por: material didático impresso para os estudantes; material impresso e aulas em formato digital, para os professores; e outro de apoio destinado às famílias, visando propiciar momentos de integração, de fortalecimento de vínculos e de resolução de conflitos familiares. 

Para a professora Karla Azevedo, assessora da SRE de Araguatins, a Escola da Emoção possibilita maior humanização do ambiente escolar. “O programa tem esse olhar de cuidado com os nossos educadores, que estarão mais preparados para auxiliar nesse suporte emocional dos estudantes e mostrando a eles o poder de transformação da educação de forma amorosa, empática. Acredito que o Estado do Tocantins está unindo divisas e fazendo a diferença na Educação do Tocantins e na formação humana dos nossos estudantes com a Escola de Emoções”, ressaltou.

Da região Norte, Ana Lúcia Fernandes Moura, dirigente municipal de educação de Xambioá, destacou a relevância da iniciativa estendida a toda a rede pública de ensino. “Acredito no projeto de formação continuada e que para chegar ao aluno, o professor precisa estar preparado com esse propósito da escola de Emoções. Quando a gente está bem, a gente consegue cuidar do outro com um olhar mais sensível. Esse projeto traz a parceria territorial que vai beneficiar também os municípios, os servidores, os alunos e a população estudantil das escolas públicas como um todo. 

 Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares Borges/Governo do Tocantins