Programa Educacional de Resistência às Drogas será retomado nas escolas em formato remoto

Roraima

26.07.2021

Por Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed

O Governo do Estado, dando continuidade às estratégias para manter os adolescentes e jovens longe das drogas, vai retomar nas escolas da rede estadual de ensino, o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas). O lançamento será nesta terça-feira, 27, às 10 horas, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, na Avenida Ene Garcez.

“O Proerd é um programa importante, que faz a diferença na vida dos jovens e adolescentes porque leva informação e alerta para o mal que a droga pode trazer para dentro de casa, para a família. Então estamos voltando com o programa nesse segundo semestre, com algumas novidades”, explicou o governador Antonio Denarium.

O Programa terá novo formato em função das limitações impostas pela pandemia da COVID-19, com aulas remotas, alertando os estudantes sobre os perigos das drogas. O último curso do Proerd foi em 2019.

A parceria entre a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e a PMRR (Polícia Militar de Roraima) vai atender 1.483 estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental, de dez escolas da capital. As escolas atendidas são: São José (Centro), Barão de Parima (Calungá), Oswaldo Cruz (Centro), Antonia Coelho de Lucena (Silvio Leite), Girassol (Buriti), Voltaire Pinto (Silvio Leite), Fagundes Varela (Nova Cidade), Ulysses Guimarães (Silvio Botelho), Severino Cavalcante (Pintolândia) e Raimunda Nonato Freitas da Silva (Santa Tereza).

“Muito importante esse programa, ainda mais nesse contexto da pandemia, onde nossos jovens ficaram mais tempo em casa. É uma forma de alertarmos sobre o problema das drogas e levar esclarecimento aos nossos alunos e também aos seus familiares”, disse o secretário adjunto de Gestão da Educação Básica, Semaias Alexandre Silva.

Proerd será transmitido pela Rádio Roraima

Uma novidade do Proerd 2021 é que o programa será transmitido pela Rádio Roraima (AM 590), nova parceira do Programa. As aulas também serão ministradas em formato de podcasts, chegando também para todo o interior de Roraima. “Foi mais uma alternativa que encontramos para levar informação para os jovens e a Rádio Roraima será nossa grande parceira nesse desafio”, destacou Semaias.

O Programa

O Proerd é um dos maiores programas de prevenção primária contra as drogas e violência do mundo. Consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a escola e a família. Foi implantado no Brasil em 1992 pela Polícia Militar do Rio de Janeiro e hoje é adotado em todo o país.  Em Roraima, foi implantado há 21 anos e já atendeu aproximadamente 92 mil alunos.

O objetivo do Proerd é orientar os estudantes a refletir antes de tomar suas decisões; a estar preparados para dizer não à oferta de drogas e se tornar multiplicadores das informações obtidas durante o curso.