Programa Educação Para Emprego capacita 900 alunos para o mercado de trabalho em Alagoas

Alagoas

21.01.2022

O Programa Educação para Emprego iniciou suas primeiras turmas no último dia 10, nos onze polos distribuídos por Alagoas, por meio das Gerências Regionais (Geres), e já conta com cerca de 900 alunos. A iniciativa do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), pretende capacitar os mais de 7 mil estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com cursos que abrangem temas voltados para o mercado de trabalho.

Os cursos já estão sendo realizados em escolas da rede pública estadual de 14 cidades, são elas: Maceió, Arapiraca, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, União dos Palmares, Pão de Açúcar, Viçosa, Porto Calvo, Rio Largo, Piranhas, Penedo, São José da Tapera, e Major Isidoro. A ampliação da área de cobertura do programa será gradativa, de acordo com a ação dos professores multiplicadores, com previsão para atender todos os 102 municípios alagoanos durante o ano letivo de 2022.

A estudante do EJA da Escola Professor José da Silveira Camerino, Daysiane Lopes, está realizando a formação na unidade escolar, em Maceió, e revela ter grandes expectativas de conseguir entrar no mercado de trabalho com o auxílio do conhecimento adquirido através do programa. “Eu estou amando o curso, estamos aprendendo bastante, e espero sair daqui diferente da forma que eu entrei, com bastante conhecimento. A expectativa é ir para o mercado de trabalho, e levar esse conhecimento pra vida”, enfatizou.

Daysiane Lopes também elogiou a didática do curso, que organiza os módulos em aulas expositivas e dinâmicas com jogos lúdicos, para a prática do ensino de forma criativa. “É bem melhor as aulas dessa forma mais dinâmica, ajudam a gente a se desenvolver mais, principalmente para as pessoas que são mais tímidas,” finalizou.

À frente da pasta da educação, o secretário Rafael Brito explica que capacitar os nossos alunos do EJA para o mercado de trabalho fará toda a diferença para que esses estudantes. “Esse é um programa inovador porque, além de não abandonarem os estudos, os alunos conseguem gerar renda e melhorar de vida ainda durante os estudos. Por determinação do governador Renan Filho, tiramos mais esse projeto do papel e colocamos em prática esse conjunto de ações que representam o maior investimento da história na educação de Alagoas”, ressalta.

Entenda o programa

Educação Para o Emprego será oferecido exclusivamente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em turmas de turnos diferentes para que o aluno consiga manter as aulas do EJA e ainda assim ter a oportunidade de trabalhar sua empregabilidade. A metodologia do programa consistirá em 10 encontros de 4 horas cada, totalizando 40 horas/aula.

O intuito do programa é proporcionar aos alunos que estão retomando os estudos, orientação para o mercado de trabalho, desenvolvendo 10 temas que incluem questões como elaboração de currículo, técnicas de procura de emprego, planejamento financeiro, empreendedorismo, entre outros.