Programa de Saúde na Escola alinha ações na prevenção do Coronavírus e outras atividades para 2020

Sergipe

12.03.2020

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, por intermédio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional/ Serviço de Projetos Escolares em Direitos Humanos (Dase/ SPEDH) realizou na manhã desta quarta-feira, 11, uma reunião na sede da Seduc, com os técnicos das diretorias regionais de educação do estado para realinhar os compromissos e as ações prioritárias de 2020 do Programa Saúde na Escola (PSE).

Os temas prioritários deste ano são ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, promoção de práticas corporais e atividades físicas de lazer na escola, promoção da alimentação saudável e prevenção à obesidade infantil, verificação da situação vacinal e ainda a prevenção de álcool e drogas, além da prevenção ao Coronavírus.

Segundo Adriane Damacenas, chefe de Serviço de Projetos Escolares em Direitos Humanos, setor responsável pelo PSE - Educação, com a eminência da situação do coronavírus no Brasil, foi preciso pensar em ações voltadas para a doença viral. "Nós vimos a necessidade de incorporar essa temática emergencialmente; então iremos passar as orientações paras os técnicos das DREs do programa", afirma, informando que as escolas serão orientadas a realizarem atividades de prevenção e cuidados sobre o COVID-19 (Coronavírus).

Lívia Amorim, técnica do Programa Saúde na Escola da Seduc, conta que a reunião é feita mensalmente com os técnicos relacionados ao PSE e que esses técnicos fazem um acompanhamento dos municípios que têm escolas pactuadas ao programa, as quais estão presentes nos 75 municípios.  Lívia reitera a importância dessas práticas preventivas para os alunos. "É extremamente importante, porque o aluno está aglomerado em um determinado ambiente, que é um ambiente escolar. Então a gente precisa conscientizar esse aluno desde o início da sua vida acadêmica com noções básicas de prevenção, como a higienização das mãos, por exemplo, para que isso não se propague dentro da escola e não afete seus colegas".

Nicélia Nunes Azevedo é técnica representante da Diretoria Regional de Aracaju (DEA) e para ela a reunião traz informações pertinentes para os técnicos, que irão formar uma ação conjunta com o PSE e com as escolas. "Serão ações que vão ser desenvolvidas em 2020, e tudo isso contribui de forma positiva para o desenvolvimento e para a saúde das crianças nas escolas" completa Nicélia.