Minas Gerais
10.12.2024A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realiza, nesta terça e quarta-feira (10 e 11/12), o 2º Seminário do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (Iceb). Esta é a etapa de encerramento da terceira edição do programa, que já impactou cerca de 700 núcleos de pesquisa, mais de 8.000 estudantes e 500 professores em toda a rede estadual.
O seminário virtual apresenta os resultados de 30 núcleos de pesquisa selecionados, representando o trabalho desenvolvido ao longo de dois anos. Com foco na introdução dos estudantes ao universo científico, o Iceb tem como objetivo aprimorar habilidades como leitura, escrita, análise crítica e desenvoltura, além de combater a evasão escolar. Professores também são capacitados em pesquisa científica, fortalecendo a formação continuada e o suporte pedagógico.
Na abertura do evento, a coordenadora de Temáticas Especiais e Transversalidade Curricular, Rosalia Diniz, destacou a relevância da iniciativa: “O intuito é apresentar a todos os resultados dos projetos propostos pelo Iceb no ano de 2024, programa que estimula o protagonismo dos estudantes, fortalece o ensino e a aprendizagem e apoia a estruturação das escolas, garantindo recursos financeiros para os projetos.”
Programação
Ao longo da terça-feira, os participantes acompanharam a palestra “Iniciação Científica na Educação Básica - Desafios e Possibilidades”, ministrada pelo professor Mateus José dos Santos, do Instituto Federal do Amazonas. Em seguida, os núcleos de pesquisa tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos, enriquecendo o diálogo sobre os desafios e conquistas no desenvolvimento dos projetos. A programação do dia se encerra ao final da tarde com uma roda de conversa com os professores curadores, tutores e orientadores dos núcleos de pesquisa, trazendo o compartilhamento das experiências no Programa. A programação do segundo dia inclui rodas de conversa que destacam as experiências do Iceb sob diferentes perspectivas. Representantes das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e gestores escolares irão debater os impactos do programa na gestão educacional.
Estudantes participantes também compartilharão vivências nos projetos e nas apresentações em eventos científicos nacionais e internacionais, além de experiências como bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O seminário, transmitido pelo canal do YouTube Estúdio Educação MG, oferece a todos a oportunidade de conhecer os resultados do programa e se surpreender com a criatividade e o talento dos jovens pesquisadores da rede estadual de ensino. Para acompanhar, acesse o link.