Programa de Educação Emocional será implantado em escola da Rede Estadual

Desenvolvimento Estudantil

24.06.2019

A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, participou do lançamento do Programa de Educação Emocional Mundo de Dentro. O evento, promovido pela organização BPW Goiânia, contou com um desfile social que apresentou peças exclusivas do designer de acessórios da TV Globo, Denis Linhares, que compuseram looks de festa da Ivana Menezes Store, e a coleção de kaftans assinada pelo artista plástico Hector Angelo, com vendas revertidas para o programa.

O Programa de Educação Emocional Mundo de Dentro tem o aval da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e está finalizando sua implementação piloto no colégio Estadual Dom Fernando II. O objetivo é promover e estimular nos jovens das escolas públicas estaduais de ensino fundamental 2 e médio de Goiás, o autoconhecimento para que proporcione maior capacidade de tomar decisões conscientes em relação aos seus sentimentos e os impactos nas demais pessoas, desenvolvendo nos adolescentes base para construir resultados sustentáveis na vida pessoal e profissional.

Conforme explicou a presidente da BPW Goiânia, Mara Suassuna, para efetivar e expandir as atividades do programa para as demais escolas estaduais de Goiânia, será necessário o apoio da iniciativa privada. “A intenção de realizar o evento foi sensibilizar os empresários para a causa e captar apoiadores sociais, bem como madrinhas e voluntários”, disse.

“A sociedade de Goiás se une para apoiar e ajudar a educação. Essa ação e tudo o que esse grupo está fazendo é de extrema importância para nossos alunos”, exaltou Fátima Gavioli. O grupo irá elaborar e imprimir apostilas para trabalhos socioemocionais nas escolas e combate à violência, visto que a Seduc não dispõe de recursos financeiros para esta finalidade.

O programa irá promover palestras expositivas dialogadas com metodologia específica para jovens, que serão ministradas após treinamento de capacitação por profissionais especializados pelas associadas da BPW Goiânia e voluntários da sociedade civil.  A meta é que o Mundo de Dentro impacte 3 mil alunos em seis meses.

Hector Angelo

Para criar maior sintonia com os adolescentes, o Mundo de Dentro convidou para desenvolver a identidade visual do programa o artista plástico Hector Angelo. Hector é um jovem de 16 anos que superou o bullying por meio da arte e da literatura. Conquistou reconhecimento internacional quando expôs sua obra no Museu do Louvre e entrou para o ranking dos 50 artistas contemporâneos mais influentes do mundo em 2018.