Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor amplia atendimento aos educadores

Bahia

18.08.2021

A Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, admitiu 70 novos profissionais para ampliar o atendimento voltado à promoção e prevenção à saúde dos servidores da Educação. Nesta quarta-feira (18), a SEC realizou, no auditório do órgão, em Salvador, o acolhimento desses profissionais que atuarão nas áreas de Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Assistência Social e Nutrição da equipe multidisciplinar junto aos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). 

A superintendente de Recursos Humanos da Educação, Rosário Muricy, falou sobre a importância da ampliação do programa. “Dando continuidade às estratégias de promoção e prevenção à saúde dos nossos servidores, o programa retomará à sua essência inicial de serviços multidisciplinares nas ofertas de oficinas e de acolhimentos, principalmente, neste momento em que se faz mais necessário, devido ao processo pandêmico existente. Salientamos que o crescimento das ofertas está diretamente relacionado à abrangência do programa no nosso histórico de intervenções, não só contemplando a capital e Região Metropolitana de Salvador, como todos os demais municípios do Estado". 

A fonoaudióloga Camila Ferreira, que atuou por seis anos como técnica do programa, falou sobre a expectativa de voltar a trabalhar como consultora. “É um privilégio e uma satisfação enorme retornar ao programa, pois acompanhei de perto a organização das ações já realizadas e, agora, poder estar à frente desse trabalho é um novo desafio, tendo em vista o modelo híbrido”, afirmou. 

Para a assistente social Verônica Cardoso, que dará suporte aos NTEs de Salvador e Feira de Santana, sua perspectiva é poder acolher o máximo de professores em todos os territórios. “Enquanto consultora de Serviço Social, meu desejo é que, de fato, a gente consiga trazer o máximo de informações aos gestores e professores, relacionadas à rede de apoio e trabalhando questões como autocuidado e prevenção da saúde em todos os aspectos, incluindo o social”, comentou.

Para o atendimento psicológico on-line individualizado, os professores e servidores da rede estadual de ensino podem solicitar através do e-mail saudedoprofessor@enova.educacao.ba.gov.br, enviando dados como nome completo, unidade de lotação, cadastro, município, NTE e telefone. Já para a equipe multidisciplinar nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Serviço Social e Nutrição, que desenvolvem ações nas unidades escolares, através de oficinas on-line ou presenciais, os gestores escolares podem solicitar pelo mesmo e-mail.