Programa Criança Alfabetizada: reunião discute implementação do eixo Fortalecimento da Gestão para municípios

Pernambuco

02.07.2021

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, através da Secretaria Executiva de Gestão da Rede (SEGE) e da Superintendência Técnica de Gestão da Rede (SUTER), vem dando continuidade às ações do Programa Criança Alfabetizada e acompanhando os encontros realizados pelas Gerências Regionais de Educação (GREs) junto às Secretarias Municipais de Educação de todo Estado, de forma virtual. Nesta sexta-feira (02), aconteceu mais uma reunião que teve como foco principal a implementação das ações do eixo “Fortalecimento da Gestão” para todas as escolas e gestores dos municípios.

Durante os encontros, é realizada uma abordagem sobre o programa, desde a implementação até o momento atual, como também discutidas as ações para o envolvimento dos municípios nas formações, oportunizando um espaço para esclarecimentos de dúvidas e diálogo sobre as próximas atividades. O Programa Criança Alfabetizada tem por objetivo apoiar os 184 municípios pernambucanos na busca pela alfabetização até os 7 anos de idade dos estudantes da rede pública. A iniciativa vem impactando em torno de 330 mil crianças e garantindo, além da maior aprendizagem, o acesso a oportunidades e um futuro melhor.

O Programa conta com seis eixos estratégicos: Fortalecimento da Gestão, Formação de Gestores e Professores, Material Complementar, Avaliação de Estudantes, Incentivo às Escolas e Engajamento dos Municípios. “Grande orgulho para a SEGE fazer parte desse movimento, observar o envolvimento de todas as GREs e principalmente o engajamento dos municípios nessa grande ação de formação. É muito gratificante promover essa parceria entre o Estado e os municípios”, comemorou o superintendente técnico de Gestão da Rede, Glaydson Santiago. 

Até o momento, já foram realizados 12 encontros: GREs Recife Norte e Recife Sul, Metropolitana Sul, Mata Norte, Mata Sul, Agreste Centro Norte, Sertão do Moxotó Ipanema, Sertão Central, Sertão do Araripe, Sertão do Médio São Francisco, Sertão do Alto Pajeú e vale do Capibaribe. Na próxima semana será a vez das GREs  Metropolitana Norte, Mata Centro, Agreste Meridional e Sertão do Submédio São Francisco.

“O eixo Fortalecimento da Gestão vem contribuir de maneira a fortalecer a formação dos gestores escolares para que possam realizar um trabalho colaborativo e alinhado com os professores. Desta maneira, garantiremos o sucesso dos nossos estudantes para que todos possam alcançar o objetivo do programa. Recebemos essa reunião de forma satisfatória e todos os secretários estão dispostos a contribuir e garantir a participação dos gestores nas formações”, reforçou o gestor da GRE Agreste Centro Norte, Flávio Carlos.