Amapá
30.08.2021Por: Fernando Carneiro
O Governo do Amapá entregou nesta quinta-feira, 27, os materiais didáticos do Programa Criança alfabetizada, destinados a 42 mil estudantes e 2.446 professores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental de escolas estaduais e municipais.
Durante a entrega, o governador, Waldez Góes também assinou o decreto que regulamenta o Prêmio Criança Alfabetizada, um incentivo para a melhoria dos índices educacionais.
Os materiais didáticos são distribuídas desde 2019 e são frutos de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre Governo e a Associação Nova Escola, em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Udime-AP); Fundação Lemann, Associação Bem Comum e Instituto Natura.Conteúdo amapaense
O conteúdo dos materiais foi produzido por 18 professores-autores das redes municipal e estadual de ensino, selecionados e capacitados pela Associação Nova Escola, com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed). Os profissionais foram homenageados durante o evento.
Para o governador, o momento é de esperança em futuro melhor para a Juventude por meio do Criança Alfabetizada.
“Esta é nossa terceira entrega de material didático para nossas crianças e educadores. Todo o material foi produzido por 18 professores-autores do Amapá com uma linguagem genuinamente amapaense para tornar o material mais interessante e familiar”, disse Góes.
Todo o material está organizado por bimestre e cada estudante irá receber quatro cadernos, assim como os professores contarão com material específico. Os cadernos de conteúdo para os seguintes componentes curriculares: língua portuguesa; matemática; ciências, história e geografia.
Para o professor-autor, Paulino Rocha, o momento foi de realização para todos que participaram.
“Estabelecemos hoje um marco para a educação do nosso estado, sabíamos desde o começo que não era só colocar a pintura da Fortaleza de São José na capa de um livro como esse, mas contextualizar para nossos estudantes a importância da nossa história para eles”, disse Paulino.
Para a gestora da Seed, Goreth Sousa, o material busca atender cada criança de forma regionalizada.
“Queremos atender cada criança de forma que ele se sinta representada. Por ser uma produção dos nossos professores, esse material facilita o processo de difusão da nossa história, cultura, folclore e regionalidade”, afirmou Goreth.
Os livros já se encontram no Núcleo do Programa Livro Didático (Nuprolid), da Seed, e estão prontos para serem encaminhados às escolas. O investimento do Estado no projeto é de R$ 2.362.810.
Criança Alfabetizada
O programa criado em 2019 para melhorar os índices educacionais nos 16 municípios e repactuado com os municípios em 2021. Entre os avanços do programa em 2021, também está a sanção da Lei Complementar nº 129/2021, que, com a reformulação dos critérios de repartição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), garante aos municípios o auxílio de R$10 milhões nos próximos quatro anos para que eles priorizem o desenvolvimento da educação básica.