Pernambuco
11.10.2019Nesta quinta-feira (10), a Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE), através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE), iniciou a distribuição dos almanaques (Anos 1 e 2) do Programa Criança Alfabetizada. A partir de agora, os professores irão usar esses livros como material complementar para ajudar no processo de alfabetização dos estudantes. A cerimônia de entrega aconteceu no auditório da Gerência Regional de Educação (GRE) Agreste Centro Norte, em Caruaru, e contou com a presença de secretários municipais de Educação, gestores, professores e estudantes.
Esses almanaques trazem atividades para apropriação da escrita e trabalham com gêneros textuais na perspectiva do letramento. Além disso, o livro articula a alfabetização com as demais áreas do conhecimento, alinhada com as disciplinas de matemática, história, ciências, música, geografia, entre outras. Até o momento, todos os municípios da Mata Sul e das GREs Salgueiro, Caruaru e Nazaré da Mata receberam os materiais. É importante ressaltar que todos os municípios do estado e Fernando de Noronha aderiram ao programa.
“A gente sabe que a criança desenvolve muito nesta fase da vida e a gente investir em programas, em ações que sejam pautadas para o futuro delas, é maravilhoso. Nós estamos trabalhando por essa política pública para que essas crianças tenham uma aprendizagem eficaz e uma aprendizagem que consolide a base delas”, considerou o gestor da GRE Agreste Centro Norte, Flávio Carlos.
Durante o evento, Ana Selva, secretária executiva da SEDE, destacou que um dos eixos do Programa Criança Alfabetizada é a compreensão de leitura. “A gente poder ler, poder compreender o que está lendo e apreciar e ganhar o mundo através da leitura é muito importante”, pontuou. Além disso, Selva contou que outros encontros irão acontecer: “São reuniões sistemáticas que a gente precisa ter com eles para que todos fiquem sabendo todo o passo a passo do que está acontecendo”, finalizou.
“Na nossa opinião, montar e construir junto com os técnicos e professores um programa desse tamanho para chegar a todas as crianças do estado de Pernambuco é algo realmente grandioso”, salientou o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio. “Nós temos muitos desafios no nosso dia a dia e a gente acredita que é possível dar passos importantes e fazer essa transformação”, acrescentou.