No Amapá
23.12.2020Por Caroline Mesquine
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou nesta terça-feira, 22, mais uma agenda do Circuito Educação para tratar sobre o programa Criança Alfabetizada – estratégia de governo feita em regime de colaboração com os 16 munícipios para alfabetizar na idade certa todas as crianças amapaenses.
O Criança Alfabetizada e os relatórios da avaliação de fluência em leitura, e da avaliação de alfabetização dos estudantes de Vitória do Jari, foram apresentados à nova gestão do município, o futuro prefeito Ary Duarte, e seu vice-prefeito, Waldez Sousa. A reunião entre técnicos da Seed e os novos gestores aconteceu no Superfácil Educação, em Macapá.
Dados educacionais
Vitória do Jari tem 18 escolas municipais que atendem o ciclo da alfabetização. Na avaliação de fluência em leitura aplicada em 2019, apenas 15 escolas participaram, ou seja, dos 274 estudantes previstos, apenas 186 matriculados no 2º ano ensino fundamental foram avaliados. O resultado apontou que apenas 5,7% dos estudantes avaliados estão com perfil fluente em leitura; 31,6% estão com perfil iniciante e mais de 65,1% estão em situação crítica de fluência em leitura.
Na avaliação de alfabetização, que contempla questões básicas de matemática e língua portuguesa, o número de escolas participantes aumentou para 16, o que representa 220 estudantes avaliados, todos matriculados no 2º ano do ensino fundamental. O diagnóstico mostra que apenas 19 estudantes têm o perfil desejável de alfabetização, 59 estão entre alfabetização incompleta e suficiente, e 142 não foram alfabetizados.
Fortalecimento da educação
A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, pontuou que o programa precisa ser fortalecido em Vitória do Jari, pois tem material didático de excelência e já estão acontecendo as formações de professores alfabetizadores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos.
“Temos parceria com o Instituto Natura, Fundação Lemman e Associação Bem Comum nas formações pedagógicas. Precisamos de mais engajamento e um plano de intervenção assertivo para mudar esse cenário da alfabetização no munícipio”, enfatizou.
Waldez Sousa, que é professor em Vitória do Jari e será vice-prefeito, disse que a educação será uma das prioridades da gestão.
“Nós conhecemos escola por escola e sabemos a realidade de cada uma delas. Uma das cinco prioridades do nosso plano estratégico é aumentar o nosso Ideb, portanto é muito importante estarmos juntos”, pontuou.
O prefeito eleito Ary Duarte acrescentou que o foco da gestão é ter a melhor educação do Estado, portanto a agenda de aprendizagem em Vitória do Jari será acompanhada de perto.
“Sempre estudei na escola pública e sei a importância que tem. A educação é prioridade em nosso governo. Podem contar com a gente e com a nossa equipe”, finalizou.