Programa Caminhada Literária promove VII Festival de Contação de História nesta quinta e sexta-feira

Roraima

06.11.2019

Por Marília Mesquita

Fotos: Ascom/Seed

O Programa Caminhada Literária realizará nesta quinta e sexta-feira (07 e 08) o VII Festival de Contação de História com o tema ‘Histórias e Alegria no Circo da Fantasia’. O evento será das 14h às 16h (quinta-feira) e das 8h às 11h30 (sexta-feira), na Videoteca do Palácio da Cultura.                  

O Festival integra o Projeto ‘Agora é a Vez’, que conta com a participação de 32 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio de 14 escolas estaduais. No projeto, os estudantes da rede estadual de ensino participam de oficinas sobre contação de histórias e no Festival, têm a oportunidade de contar histórias e mostrarem os seus talentos.

“Este será um momento de muita ludicidade, criatividade, encanto e alegria. O ato de contar histórias se constitui em uma importante atividade para o letramento literário”, explicou a coordenadora estadual do Programa Caminhada Literária, Dacilene Braz.

No último dia 24 de outubro, o Programa Caminhada Literária realizou a formação dos alunos participantes do Projeto, que ocorreu durante o ano letivo com a realização de oficinas com carga horária de 36 horas, envolvendo atividades teóricas e práticas com temas como ‘Contar Histórias: A arte de brincar com as palavras’, ‘A relação narrador, História, Ouvinte’, entre outros.

Participaram da oficina de Contação de História estudantes das Escolas Estaduais Professora Francisca Elzika de Souza Coelho, Vitória Mota Cruz, Oswaldo Cruz, Olavo Brasil, Caranã, Antônia Coelho de Lucena, Mario David Andreazza.

E ainda das Escolas Estaduais General Penha Brasil, Monteiro Lobato, Maria dos Prazeres Mota, Professora Diva Alves de Lima, Dom José Nepote, Girassol, Ulisses Guimarães e Colégio Estadual Militarizado Professora Maria Nilce Macedo Brandão.

CAMINHADA LITERÁRIA - Programa criado em 2008 pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto) com o intuito de desenvolver estratégias de leitura junto aos professores, bem como aprimorar a proficiência do ato de ler entre os alunos do ensino Fundamental e Médio das Escolas da Rede estadual de ensino.

O Programa oferece formação continuada aos mediadores de leitura, profissionais que atuam nas bibliotecas e salas de leitura dentro das escolas, através de encontros mensais e oficinas pedagógicas, além de estimular a leitura por meio de oficinas de contação de história entre os alunos. Na Seed, o Programa é coordenado pelo DEPE (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais).