Programa Bahia Olímpica mobiliza estudantes com encontros virtuais

Bahia

08.02.2022

Programa da rede estadual de ensino que estimula a participação dos estudantes nas olimpíadas do conhecimento, o Bahia Olímpica dá início ao ano letivo de 2022 com a Semana Inaugural de Aulas, que envolve um conjunto de lives mobilizadoras, com a participação de professores e estudantes da rede estadual. Os dois primeiros encontros virtuais com a comunidade escolar ocorreram nesta terça-feira (8), com as lives “Olimpíada Nacional em História do Brasil e as práticas pedagógicas na escola” e “Descomplicando a Matemática”. 

A coordenadora do Bahia Olímpica, Shirley Costa, reforça a importância do programa para a rede estadual. “O Bahia Olímpica tem um papel fundamental na formação dos estudantes, porque incentiva a participação nas diversas olimpíadas do conhecimento que promove de imediato a melhoria do rendimento escolar, além de ajudar na escolha da profissão, por proporcionar aos participantes a oportunidade de interagirem com conhecimentos das diversas áreas. Participar do Bahia Olímpica é importante também para o professor, que tem a oportunidade de participar de encontros formativos, fazendo a diferença e abrindo caminhos para a trilha do conhecimento”.

Medalhista de Ouro na Olimpíada Feminina de Matemática do Estado da Bahia (OFMEBA) e Menção Honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a estudante Gabriela Vitória, 16, 2º ano do Colégio Estadual General Osório, em Feira de Santana, fala sobre a importância da Bahia Olímpica na sua trajetória escolar. “Eu me aventurei no mundo das olimpíadas no ano passado. O Bahia Olímpica me inventiva a estudar cada vez mais e mostra que o estudo pode nos dar muitos frutos, principalmente quando participo de uma olimpíada e tenho reconhecimento. Essas conquistas me mostram que meus esforços estão valendo a pena, o que é muito gratificante, e que seguindo o caminho dos estudos posso me tornar tudo o que eu quiser”.

Planejamento 2022 – Entre as atividades planejadas para este ano letivo visando fomentar o engajamento dos estudantes nas olimpíadas do conhecimento, destaque para a ação “Meninas Baianas Olímpicas em Conhecimento”. A iniciativa, conforme Shirley Costa, vai lançar o desafio “Sou menina, sou olímpica em conhecimento”, com o objetivo de destacar as medalhistas e promover o reconhecimento por meio da divulgação e entrega da Medalha Bahia Olímpica. Posteriormente, a coordenação do programa irá promover encontros formativos com os docentes para orientá-los sobre as inscrições dos estudantes. A realização do Prêmio Paulo Freire em Práticas Pedagógicas, que reconhecerá os professores olímpicos que conquistarão o maior número de medalhas nas olimpíadas do conhecimento, orientadas pelo Programa Bahia Olímpica, também está entre as metas do programa.

Bahia Olímpica – Ao criar o Programa Bahia Olímpica – Olimpíadas do Conhecimento, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia teve como objetivo incentivar a participação dos estudantes e desenvolver as suas potencialidades nas olimpíadas nacionais e estaduais em diversas áreas do conhecimento. A iniciativa tem contribuído para o processo de formação dos estudantes e professores por meio da pesquisa, mobilização e construção de saberes, com foco no desenvolvimento do senso crítico, da criatividade e da autonomia. Entre os anos de 2019 e 2021, o programa registrou 1.510.591 inscrições em mais de dez olimpíadas científicas, com a conquista de 2.195 medalhas por alunos baianos, nas áreas das Linguagens e suas Tecnologias, da Matemática e suas Tecnologias, das Ciências da Natureza e suas Tecnologias e das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 

Calendário de fevereiro:

1º a 28/2 – OBSMA – Inscrições durante todo o mês 
1º a 12/2 – PROLIMPO – 4º Programa de Aperfeiçoamento de Professores – 19h, no Canal do Youtube do IMPA
2/2 – Início das inscrições da OBA e MOBFOG
7/2 – Início das inscrições da ONHB e OBMEP
9/2 – Fase final da OBRAC
10/2 – Resultado final da OBRAC e início das inscrições da OBB