Programa AlfaMais desenvolve formação na regional de Educação de Santa Helena de Goiás

Goiás

22.03.2022

O 1º Encontro Formativo para Profissionais do Programa AlfaMais Goiás, realizado pela Coordenação Regional de Educação (CRE) de Santa Helena de Goiás, no sudoeste goiano, reuniu secretários municipais de Educação, articuladores municipais e professores formadores em Educação Infantil e em Alfabetização, dos municípios de Maurilândia, Turvelândia, Porteirão e Acreúna. O encontro ocorreu no município de Santa Helena de Goiás nos dias 11 e 12 de março, com o 1º módulo da formação e carga horária de 16 horas de estudos.

Os temas tratados nas oficinas foram: a Organização Curricular na Educação Infantil; Leitura, Escrita e Interpretação na Alfabetização e utilização do Material Pedagógico e Orientativo LEIA para 1° e 2° anos do Ensino Fundamental; Articulação necessária entre a Educação Infantil e Ensino Fundamental para garantia da criança alfabetizada; A nova estrutura curricular e o plano diário do professor; Documento Curricular para Goiás Ampliado e o processo de Alfabetização, além do papel da Educação Infantil no desenvolvimento da oralidade, da leitura e da escrita.

Por meio da formação, as equipes municipais do Programa AlfaMais Goiás passam a realizar as oficinas com os professores alfabetizadores e acompanham todo o trabalho didático-pedagógico nas escolas municipais e nos Centros de Ensino de Educação Infantil da região.

Estado e municípios

O Programa AlfaMais Goiás, do Governo de Goiás, é realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em regime de colaboração entre Estado e municípios e tem o objetivo de reduzir os índices de alfabetização incompleta e o letramento insuficiente entre os alunos das redes públicas de ensino. 

Uma das metas é assegurar a Alfabetização das crianças na idade certa, ou seja, até o 2º ano do Ensino Fundamental. O programa envolve diretamente professores e estudantes da Educação Infantil e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Também são disponibilizados, gratuitamente, materiais didáticos de apoio à Alfabetização para professores e estudantes das redes públicas de ensino.