Goiás
22.03.2022O 1º Encontro Formativo para Profissionais do Programa AlfaMais Goiás, realizado pela Coordenação Regional de Educação (CRE) de Santa Helena de Goiás, no sudoeste goiano, reuniu secretários municipais de Educação, articuladores municipais e professores formadores em Educação Infantil e em Alfabetização, dos municípios de Maurilândia, Turvelândia, Porteirão e Acreúna. O encontro ocorreu no município de Santa Helena de Goiás nos dias 11 e 12 de março, com o 1º módulo da formação e carga horária de 16 horas de estudos.
Os temas tratados nas oficinas foram: a Organização Curricular na Educação Infantil; Leitura, Escrita e Interpretação na Alfabetização e utilização do Material Pedagógico e Orientativo LEIA para 1° e 2° anos do Ensino Fundamental; Articulação necessária entre a Educação Infantil e Ensino Fundamental para garantia da criança alfabetizada; A nova estrutura curricular e o plano diário do professor; Documento Curricular para Goiás Ampliado e o processo de Alfabetização, além do papel da Educação Infantil no desenvolvimento da oralidade, da leitura e da escrita.
Por meio da formação, as equipes municipais do Programa AlfaMais Goiás passam a realizar as oficinas com os professores alfabetizadores e acompanham todo o trabalho didático-pedagógico nas escolas municipais e nos Centros de Ensino de Educação Infantil da região.
Estado e municípios
O Programa AlfaMais Goiás, do Governo de Goiás, é realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em regime de colaboração entre Estado e municípios e tem o objetivo de reduzir os índices de alfabetização incompleta e o letramento insuficiente entre os alunos das redes públicas de ensino.
Uma das metas é assegurar a Alfabetização das crianças na idade certa, ou seja, até o 2º ano do Ensino Fundamental. O programa envolve diretamente professores e estudantes da Educação Infantil e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Também são disponibilizados, gratuitamente, materiais didáticos de apoio à Alfabetização para professores e estudantes das redes públicas de ensino.