Profissionais de Santa Catarina participam de formação para tutores de curso sobre História Afro-brasileira e Indígena

Santa Catarina

20.04.2022

A Secretaria de Estado da Educação (SED) promove entre os dias 18 e 20 de abril uma formação para os tutores de um curso que vai implantar a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) na rede estadual. Os professores que participam do evento serão conteudistas e tutores do curso de formação continuada que busca a inserção dos conhecimentos da história e cultura afro-brasileira e indígena nas unidades da rede estadual.

O evento que ocorre em Florianópolis reúne 40 profissionais das regionais de Xanxerê, Joaçaba, Campos Novos, Lages e Grande Florianópolis.

A oferta de formação continuada para professores é ação estruturante da SED para a organização do trabalho pedagógico. Para a Beatris Clair Andrade, Gerente de Modalidades e Diversidades Curriculares, compreender essa temática é compromisso de todos os componentes curriculares: “A formação é uma ação fundamental que oportuniza compreender as metodologias e formas de abordagem deste conteúdo nas escolas, considerando a necessidade de combate às práticas de preconceito relacionadas às questões étnicasna sociedade”.

Saiba mais

Para implementar a Política de Educação para as Relações Étnico-Raciais na rede pública do estado de Santa Catarina, foi estabelecido um Acordo de Cooperação técnico-científico entre a SED e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), com o objetivo de desenvolver um processo de formação permanente dos profissionais da Educação Básica da rede pública estadual sobre a temática e fortalecer a luta contra o racismo presente nas escolas.

A proposta do curso é fomentar transformações nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas, na gestão, no currículo e nas práticas pedagógicas a partir de uma educação antirracista subsidiada pelo ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Os documentos institucionais que fundamentam a formação de formadores são: Proposta Curricular de Santa Catarina 2014, Caderno Pedagógico Educação e Diversidade, Caderno de Política de Educação para as Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, Caderno de Políticas e Educação Escolar Quilombola, Caderno de Políticas de Educação Escolar Indígena e Currículo Base do Território Catarinense.

Inscrições até o dia 30/04

A formação se dará em um curso de extensão de 120h/a por semestre na modalidade à distância, por meio da plataforma Moodle, administrada pela UDESC.

As inscrições para a formação para professores devem ser realizadas até o dia 30 de abril e cada Coordenadoria de Educação tem até 20 vagas para ofertar em sua regional. Os detalhes foram encaminhados via ofício pela Gerência de Modalidades e Diversidades Curriculares da SED. Para dúvidas sobre como participar, os interessados devem buscar a CRE correspondente, por meio destes contatos.