Profissionais da educação são capacitados para início do ano letivo

Roraima

31.01.2022

Iniciou, em plataforma virtual, a Jornada Pedagógica 2022. O evento visa preparar e motivar os profissionais da educação para o início de mais um ano letivo, que na rede estadual, está previsto para o dia 7 de fevereiro.

"Nossos profissionais participarão de palestras, capacitações, planejamentos de aulas com as salas temáticas, entre outras atividades. Assim, eles estarão ainda mais preparados para receber nossos estudantes no início do ano letivo", destacou o governador Antonio Denarium.

A edição deste ano contará com três momentos. O primeiro, ocorreu entre os dias 24 e 27, das 14h às 17h (horário local), com atividades promovidas pelo MEC (Ministério da Educação), em articulação com o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação e a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). O evento tem como público alvo a gestão e equipe pedagógica de todo o Brasil.

"Esse é um momento de integração e formação das nossas equipes pedagógicas. Teremos um espaço de discussões sobre temas do cotidiano da sala de aula e do processo de ensino e aprendizagem, que irá contribuir no planejamento do Ano Letivo", ressaltou a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo.

Foram abordados temas como planos subnacionais, ações agregadas do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), estratégias de recuperação da aprendizagem e para Busca Ativa. Para participar, basta acessar o canal do MEC no YouTube, através do link https://youtu.be/9o8gec4KVxA. Não é necessária inscrição.

Programação segue de forma interna

O segundo momento foi promovido pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto), destinado aos professores, coordenadores pedagógicos, gestores e orientadores educacionais. O evento foi todo virtual, entre os 28 e 31 de janeiro, por meio do canal do Ceforr no YouTube (@CEFORR- Roraima).

“A participação de todos nessa Jornada Pedagógica foi importante, já que todos têm um papel importante nesse momento. Pois o conhecimento adquirido, logo refletirá diretamente na nossa prática dentro das salas de aulas”, informou o secretário adjunto de Gestão da Educação Básica da Seed, José de Souza.

No dia 28, os profissionais receberam as orientações para o planejamento do ano letivo de 2022 e da prática docente. Já no dia 31, participaram de salas temáticas sobre os Ensinos Fundamental e Médio e receberam subsídios para planejamento da prática docente alinhado ao DCRR (Documento Curricular de Roraima).

Já o terceiro momento ocorrerá no período do dia 1° a 4 de fevereiro, com uma programação planejada por cada escola da rede (capital, interior e indígena), seguindo o documento de orientações para o planejamento do Ano Letivo 2022.